Utilizar o freio de mão de forma inadequada pode trazer problemas

O freio de mão é um item fundamental, já que é responsável pela segurança dos ocupantes do veículo. Esse equipamento merece cuidados, já que perde sua eficácia durante o uso e se não estiver bem regulado pode provocar acidentes.

É importante lembrar que a forma de usá-lo interfere diretamente em sua vida útil. Além de impedir que o veículo se movimente enquanto estacionado, o freio de mão, em carros com transmissão manual, pode ajudar o motorista a arrancar em subidas íngremes.

Evite o desgaste prematuro do freio de mão

Antes de tudo, é imprescindível lembrar que o freio de mão deve ser manuseado com cuidado, além disso, para garantir sua eficiência, é preciso realizar as manutenções necessárias. O freio de mão pode sofrer desgaste prematuro, caso seja mal utilizado. Para evitar isso, não é recomendado puxar a alavanca com força.
É importante acionar o sistema suavemente para evitar o desgaste precoce do cabo de aço e de outras partes móveis ligadas a ele. Dica Ituran: Ao acionar o freio de mão se atente ao barulho que ele apresenta. O ideal é ouvir de três a quatro cliques.

Falhas mais comuns

O freio de mão pode apresentar algumas falhas, dentre elas as mais comuns são: estrangulamento e afrouxamento do dispositivo. O estrangulamento implica na ativação e na desativação do freio, em virtude do excesso de pressão no cabo de aço. Já o afrouxamento provoca a diminuição da capacidade de frenagem do carro parado. É ideal que seja feita a revisão dos componentes a cada 15 mil km. Dessa forma, é possível manter o conjunto funcionando perfeitamente.

E você? Sabe como identificar se o freio de mão do seu carro está funcionando corretamente? Para isso basta seguir o seguinte passo: Ao puxá-lo perceba se ele faz mais de quatro cliques, se fizer, provavelmente está desregulado. Para garantir o bom funcionamento do veículo, leve-o até um mecânico de sua confiança.
Além do freio de mão, há outro item que deve ser devidamente monitorado. Estamos falando do limpador de para-brisa. O item assegura os ocupantes do veículo e ainda melhora a visão do condutor. Troque você mesmo o limpador de para-brisa, veja como. Nos ajude a disseminar essas informações relevantes compartilhando nossos posts nas suas redes sociais. Até a próxima!

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar