Dicas

Dicas para cuidar bem do escapamento do seu carro

Dicas para cuidar bem do escapamento do seu carro
Após uma recente pesquisa feita pela Central de Inteligência Automotiva (Cinau), contando com a ajuda de mais de 1.100 oficinas na Grande São Paulo, foi constatado que a reparação do escapamento é um dos 10 serviços mais realizados em veículos. Nos resta a dúvida: por que é preciso cuidar tão bem do sistema de exaustão dos carros?
escapamento-carro-shutterstock
De acordo com Cesar Samos, diretor de treinamento do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo, muitas precauções podem ser tomadas para evitar o desgaste prematuro dessa peça tão importante para o funcionamento do automóvel. Aproveite agora e conheça algumas dicas de como cuidar bem do escapamento do seu carro!
Segundo Henry Grosskopf, especialista em sistema de exaustão e gerente de engenharia de produtos da Tuper, uma das principais causas do desgaste imediato do escapamento é o uso de combustível adulterado. De acordo com estudos químicos avançados, qualquer produto, como água ou solvente, quando adicionado ao combustível pode aumentar a corrosão do sistema. É indispensável, portanto, que o motorista abasteça apenas em postos de confiança.
Fazer trajetos muito curtos com frequência também pode ajudar no acúmulo de água na tubulação e nos silenciosos intermediário e traseiro, decorrente da temperatura que não tem tempo suficiente para realizar a combustão. Da mesma forma, os veículos que são pouco usados correm o risco de ter o escapamento corroído em pouco tempo.
0,,57480358,00
Sabe aquela batidinha na lombada que, às vezes, acontece na hora da pressa ou do descuido? Ela também pode ser muito prejudicial para o escapamento. Com qualquer furo ou abertura, os gases acabam saindo sem primeiro passar pelo sistema de exaustão – o que causa defeitos no motor, por conta da maior exigência de funcionamento, aumento de consumo e, por fim, maior poluição ao meio ambiente.
Para evitar transtornos antes mesmo de tomar as devidas precauções, Samos recomenda que ao checar o estado do escapamento é preciso também conferir se as peças seguem os padrões de qualidade determinados pela legislação 418, de 2009, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e os requisitos prescritos na ABNTNBR 9714. Já sobre os catalisadores, que são responsáveis por diminuir os níveis de emissões do carro por meio de uma reação química, deve-se procurar os homologados pelo INMETRO.
Agora é só seguir os cuidados e ficar tranquilo quanto à qualidade do seu escapamento!
Já conhece a nossa página no Facebook? Acesse e curta Ituran Rastreadores!
Estamos no Twitter também: Ituran Rastreadores!
Ituran – Sempre com você
Crédito de Imagens: Bolsa de Mulher, Revista Auto Esporte