Sem categoria

Escapamento esportivo em motos: pode ou não pode?

Uma coisa é fato: brasileiro gosta de enfeitar e mudar o visual de suas conquistas. Com as motos isso não seria diferente. Cada vez mais os motoqueiros de plantão estão acrescentando novos itens para seus veículos ficarem ainda mais bonitos e atrativos. Entre os itens mais procurados está o escapamento esportivo, aquele que muitos adoram por emitir um som alto e excessivo na hora da arrancada. Mas a pergunta que fica é: o que pode e o que não pode?
Assim como em qualquer outro requisito estético mudado em automóveis em território nacional, existem também leis específicas para esse tipo de escapamento.
Segundo a lei, as motos fabricadas até o ano de 1993 não podem ultrapassar o ruído de 99 decibéis (db). Assim, ao autuar um motociclista, o policial precisa portar um decibelímetro, para medir o ruído e fazer inspeções indicadas pelo INMETRO. Para os que pretendem instalar um escapamento esportivo atual, é preciso estar atento primordialmente ao limite de decibéis e, além disso, inserir o mesmo dentro da distância determinada para utilizar o decibelímetro.
57371
 
– Como escolher um escapamento esportivo
Para os que querem substituir o escapamento de fabricação por um mais sofisticado, são duas as opções. Aos mais modestos: ponteiras esportivas. Elas possuem um componente popularmente conhecido como “flauta”. Esta, por sua vez, abafa o som emitido pelo escapamento. Esse modelo realça o design da moto e, além disso, melhora a vazão de ar para dentro do motor.
Para os que pretendem conseguir maior desempenho do equipamento, o indicado é o próprio escapamento esportivo completo. Com os canos com diâmetros maiores que o normal, a circulação dos gases se torna ainda mais eficiente. Também são vantajosos pelo seu pouco peso, já que a maioria dos modelos são produzidos por materiais leves, como o titânio.
O importante é estar sempre dentro da lei, evitar que sua moto seja apreendida por descuido e sempre respeitar os outros usuários de trânsito.
Já conhece a nossa página no Facebook? Acesse e curta Ituran Rastreadores!
Estamos no Twitter também: Ituran Rastreadores!
Ituran – Sempre com você
Imagens: FCNotíciasAutoxtreme