Dicas

Saiba como pagar o IPVA anualmente

Como em todos os anos, em 2014 será cobrado mais uma vez o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Porém, muitos proprietários recentes possuem algumas dúvidas sobre o pagamento desse imposto. É importante saber também que o valor arrecadado vai 50% para o governo federal, já a outra metade fica com o município no qual o veículo está registrado. Existem também algumas leis estaduais que deixam alguns modelos de veículos isentos do pagamento. No caso de São Paulo, por exemplo, a taxa não é cobrada para veículos que foram fabricados a mais de vinte anos. Confira o site do Detran do seu estado e fique por dentro.
Para consultar dúvidas básicas, o blog da Ituran dá agora algumas dicas sobre como pagar o IPVAanualmente.
– Como e onde pagar?
Depois de receber em casa a correspondência com o valor que é cobrado no IPVA de acordo com os dados do veículo, o proprietário deve se dirigir no máximo em 30 dias até uma casa lotérica ou até mesmo em bancos que recebem esse tipo de pagamento. Importante: deve-se pagar somente em dinheiro.
Há também a opção de fazer o pagamento por parcelas totalmente sem juros, o que pode facilitar muito se o pagamento do imposto for muito elevado.
estradas-feriado-sp-size-598– Como pagar IPVA atrasado?
Em casos de atraso do pagamento, você deve acessar o site da Secretaria da Fazenda do seu estado. Após isso, deve informar os dados necessários para fazer a impressão do boleto. O custo é zero e é importante que seja pago, para não acumular com os próximos impostos. Também é válido conferir se os locais de pagamento ainda são válidos, já que eles podem mudar de um ano para o outro.
Agora é só se programar e pagar seu IPVA com tranquilidade!
Já conhece a nossa página no Facebook? Acesse e curta Ituran Rastreadores!
Estamos no Twitter também: Ituran Rastreadores!
Ituran – Sempre com você
Imagem: Veja.