Dicas

O que fazer após passar por alagamentos

Como é de costume em todo o verão, na maioria das regiões brasileiras, as chuvas aumentam de acordo com o calor acumulado dos dias quentes. Somando isso com várias outras questões sociais e públicas nas ruas, algumas enchentes podem ser a principal causa para estragar seu veículo. Para isso, existem várias maneiras de evitar problemas na hora de atravessar um ponto alagado.
Primeiramente, é preciso observar se a água já está a altura da metade da sua roda. Se estiver assim ou ainda mais pra cima, o recomendado é desistir e voltar para um ponto seguro. A referência pode variar, é claro. Se você estiver com um carro mais alto, como um SUV, por exemplo, nada impede que possa atravessar. Se a travessia for obrigatória, tente reduzir a marcha ao máximo, ou coloque no “L” (nos carros automáticos), e mantenha a aceleração constante. Com a expulsão dos gases, a água não entrará facilmente pelo escapamento. Nunca troque de marcha dentro da água.
563_pneuchuva_02Feito isso, saiba agora o que fazer após passar por alagamentos:
– Filtro de ar, óleo e correia
Verifique se há barro ou folhas dentro do filtro de ar, pois isso pode indicar que houve acúmulo de água nesta peça. Se isso acontecer, o indicado é que ele seja enxugado ou até mesmo trocado por uma nova. Já o óleo, caso a textura esteja cremosa, o indicado é que o carro seja levado de reboque para uma oficina para a troca imediata. Assim como as correias, que por conta dos ruídos podem se romper pelo ressecamento.
– Parte elétrica
Na parte elétrica do veículo é sempre importante ficar atento aos possíveis curtos circuitos que podem acontecer em contato com a água. Verifique os componentes como buzina, luzes, etc.
enchente_dicas_aquecimento_global_akatu– Parte de baixo, câmbio e corrosão
Com a água que passa por baixo, é possível que lixo e outros objetos fiquem acoplados nesta parte do veículo. Vale dar uma olhada para conferir. Em alguns carros, o câmbio pode ter uma abertura perto da embreagem, onde facilmente entrará água. Mas, com o passar dos minutos o sistema seca normalmente. Já na carroceria, é possível que a água provoque um certo desgaste e corrosão de algumas áreas, por isso verifique os cantos e contornos.
Pronto, agora é só tomar o devido cuidado e passar tranquilamente por locais pouco alagados.
Já conhece a nossa página no Facebook? Acesse e curta Ituran Rastreadores!
Estamos no Twitter também: Ituran Rastreadores!
Ituran – Sempre com você
Imagens: Quatro Rodas, Akatu.