Sem categoria

Impostos sobre veículos de começo de ano

Como em todos os anos, vários impostos sobre veículos são cobrados de todas as pessoas que possuem um meio de transporte particular. Em 2014, mais uma vez, nomes como Licenciamento Anual, Seguro Obrigatório (DPVAT) e Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) estarão na programação financeira de milhões de brasileiros e brasileiras. Conheça agora algumas dicas da Ituran sobre esses impostos e seus pagamentos:
Desconto-dado-usuarios-contas-atrasadas_ACRIMA20101028_0056_13Segundo Alexandre Jatobá, professor de economia da Faculdade Boa Viagem, todos os donos de veículos podem tomar o valor do ano anterior como referência para fazer o novo pagamento. Poupar durante todo o ano para pagar tais impostos específicos também é uma boa saída para os mais organizados, assim como guardar parte do 13º. Leve em consideração também a data do último pagamento: se foi realizado em março, por exemplo, dificilmente a data de vencimento será muito diferente. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), outra referência sobre o IPVA é também o valor cobrado no Licenciamento, assim deve ser somado também à taxa de Bombeiro, seguro obrigatório e as multas de trânsito, caso tenha tido algum tipo de infração.
Quer saber para que existe cada imposto cobrado? Então olha só:

  • IPVA: Também chamado de Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA é um imposto cobrado especificamente pelo estado, podendo variar de acordo com o governo e também o valor do veículo.
  • Seguro Obrigatório (DPVAT): Oficialmente chamado de Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, esse imposto se refere ao atendimento e amparo das vítimas de acidentes de trânsito em todo o território nacional, sem depender da culpa entre os envolvidos.
  • Licenciamento Anual: Refere-se à livre circulação dos veículos em todo o território nacional, assim como também atesta as condições de segurança e conformidade quanto às normas de emissão de poluentes e ruído.

férias-viagem-carro-revisãoAgora é só se programar e fazer os devidos pagamentos com tranquilidade!
Imagens: UOL, Sem Excesso.
Já conhece a nossa página no Facebook? Acesse e curta Ituran Rastreadores!
Estamos no Twitter também: Ituran Rastreadores!
Ituran – Sempre com você