Dicas

Aprenda como empurrar seu veículo corretamente

Quando a bateria do carro para de funcionar, todo motorista – por mais paciente que seja – se encontra em uma situação de stress. Isto porque, as circunstâncias nem sempre se mostram favoráveis para a resolução simples do problema. Imprevistos como estar longe de um estabelecimento especializado ou ainda acontecer o fato em um horário impróprio causam certo desespero em qualquer um.
Pensando nisso, o blog da Ituran selecionou algumas dicas sobre a forma correta de solucionar este problema de imediato, empurrando o veículo corretamente e, assim, dando a partida nele. Veja:
empurrar carro 01Os veículos com transmissão manual podem ligar quando o motor de partida ou a bateria não funcionam. De um modo geral, tentamos empurrar o veículo em uma descida para pegar a velocidade e, assim, o carro entrar em funcionamento.
O primeiro passo é ter certeza de que o problema está ocorrendo realmente com a bateria ou com o motor de partida. Em seguida, desligue todos os acessórios como rádio, limpador de para-brisas e luzes, por exemplo.
Para empurrar o veículo, tenha pelo menos uma pessoa como auxiliar. Dessa forma, uma pessoa deve ficar no banco do motorista para guiar o veículo, enquanto a outra o empurra. Em alguns casos é necessário mais de uma pessoa para empurrar o carro, dependendo do peso do automóvel e do terreno, plano ou inclinado.
Vire a chave até a posição de ignição e pise no pedal da embreagem com o pé, em seguida coloque o câmbio na primeira ou segunda marcha, solte o freio de mão e tire o pé do freio. Pressione o pedal do acelerador quando o veículo estiver rápido, desta forma, o motor irá entrar em funcionamento.
Considerações finais:
O carro também pode ser empurrado para trás, lembre-se apenas de posicionar a marcha atrás. Não tente empurrar o veículo e ligá-lo sozinho, é perigoso e, fique atento ainda aos veículos que não são recomendados este tipo de procedimento. Para isso, tire suas dúvidas no manual do seu carro.
Já conhece a nossa página no Facebook? Acesse e curta Ituran Rastreadores!
Estamos no Twitter também: Ituran Rastreadores!
Ituran – Sempre com você