Dicas

10 vícios que diminuem a vida útil do seu carro

Muita gente não sabe, mas alguns costumes que os motoristas  tem ao andar de carro pode acabar mais rápido com seu veículo.
shutterstock_1565239431 – Andar com combustível na reserva
Andar com o tanque na reserva diminui a vida útil da bomba pois a pouca quantidade não refresca a bomba o que pode causar superaquecimentos.
2 – Passar em lombadas ou valetas na diagonal
Muitos motoristas acreditam que “passar de lado” nas lombadas prejudica menos o carro, mas é totalmente o contrário. Esse hábito provoca a torção da carroceria do veículo que podem causar o rompimento de pontos de solda, gerando estalos e barulhos difíceis de serem diagnosticados. Para não ter aborrecimentos, passe em baixa velocidade, de preferência perpendicularmente.
3 – Encostar as rodas na guia
Você acaba causando um pequeno dano no rolamento que pode gerar ruído e até um possível travamento.
4 – Girar o volante com o veículo parado ou com as rodas coladas na guia
Isso sobrecarrega o sistema de direção hidráulica, danificando os retentores e provocando vazamentos de óleo hidráulico. Procure girar o volante sempre com o veículo em movimento.
5 – Descansar o pé na embreagem
Esse hábito pode diminuir em até 50% a vida útil do sistema. Segurar o carro em uma subida utilizando a embreagem também prejudica o sistema.
6 – Passar em áreas alagadas
A água da chuva pode penetrar nos  rolamentos das rodas o que pode enferrujar os componentes internos e diminuir a vida útil dos mesmos. Procure fugir das áreas alagadas, caso seja inevitável, siga as dicas do Blog Ituran no post, O que fazer nos casos de enchente.  
7 – Descer a serra desengrenado
Esse hábito superaquece os freios causando desgaste nas pastilhas e o que pode gerar um empenamento dos discos de freio. Desça a serra com o câmbio engatado, pois além de ser mais seguro, ainda economiza combustível.
8 – Dar arrancadas e reduzidas intensas
O motor do carro fica apoiado sobre coxins, são elementos que têm a função de absorver os movimentos e vibrações do propulsor. Quando você provoca uma arrancada forte, não percebe, mas acaba por danificá-los.
9 – Usar óleo vencido
Fique atento para o tempo da troca de óleo. Andar com óleo vencido diminui vida útil do motor. Procure a especificação certa e a quilometragem de troca no manual do proprietário.
10 – Andar com o carro desalinhado
Um carro desalinhado diminui a vida útil e exige mais esforço das peças da suspensão dianteira, como bieletas, terminais, pivôs e buchas da barra estabilizadora. Procure fazer um alinhamento a cada 10.000 km.
FONTE: G1, Terra
Já conhece a nossa página no Facebook? Acesse e curta Ituran Rastreadores!
Estamos no Twitter também: Ituran Rastreadores!
Ituran – Sempre com você