Dicas

Airbag dos veículos também requer manutenção. Confira

Segundo o Conselho Nacional de Trânsito, todos os veículos que saíram de fábrica a partir de 2014, deverão possuir airbag. Essa bolsa de ar é um item de segurança muito importante, pois evita o efeito chicote, que é o movimento brusco do passageiro para frente e para trás, durante uma colisão.
airbags
O airbag se aciona durante o desaceleramento súbito do veículo – comum durante uma batida – o que evita que os passageiro se machuquem muito, já que o impacto com o airbag em si não é nada agradável. Mas você sabia que esse item, como todos os outros componentes de um carro, também precisa de manutenção?
Cada montadora estipula o tempo que os testes demonstraram necessários para a manutenção, então o ideal é recorrer ao manual do veículo.
O equipamento deve ser sempre utilizado com o cinto de segurança, sendo o uso do mesmo obrigatório em todo o território nacional. O cinto ajuda a reduzir o impacto, e sem ele, os efeitos da colisão serão todos freados pelo airbag. As empresas também estão pensando nisso e desenvolvendo airbags inteligentes. Esses airbags calculam o quanto deverão expandir usando de base o peso do passageiro e a força do impacto.
Esse tipo de equipamento não trabalha sozinho, então não adianta fazer a manutenção periódica do airbag e deixar os outros componentes de segurança do veículo sem os reparos e melhorias exigidas. Então, não se esqueça de fazer a revisão de todos os equipamentos do automóvel. Sua segurança agradece.
 
Já conhece a nossa página no Facebook? Acesse e curta Ituran Brasil!
Estamos no Twitter também: Ituran Brasil!
Ituran – Sempre com você
 
Imagem: Blog do BG.