Dicas

As borrachas do veículo também merecem cuidados

As borrachas automotivas, também conhecidas como guarnições, são peças de acabamento, encontradas em diversas partes do veículo, como portas, janelas e canaletas. Além de cobrir parafusos e emendas, as guarnições têm a função de vedar o veículo, impedindo, por exemplo, que água infiltre durante uma chuva, alagamento, ou mesmo uma lavagem. Para que cumpram essas funções com excelência, as borrachas precisam estar limpas e bem conservadas, o que torna a manutenção indispensável.
borracha-porta-carro
Elementos danificam as guarnições
Basicamente é possível apontar três elementos que danificam as guarnições: sujeira, tempo de uso e condições climáticas (frio ou calor intensos). O contato constante com alguns produtos de limpeza (álcool, querosene etc.) também pode levar ao ressecamento das borrachas, especialmente em áreas mais expostas, com as palhetas do para-brisas.
Hora da limpeza
A limpeza regular das guarnições é altamente recomendada, especialmente depois de passar por enchentes ou terrenos com lama. Para uma higienização simples, use apenas um pano úmido, já no caso de sujeira pesada, o detergente neutro pode ser adicionado, mas não se esqueça de retirar bem esse elemento depois da lavagem, para evitar resíduos.
Como saber que é hora de trocar as guarnições?
A vida útil das borrachas veiculares pode variar de veículo para veículo, uma vez que elementos externos estão diretamente relacionados com o seu desgaste. Dessa maneira, cabe ao motorista ficar de olho em ondulações e deformidades que possam surgir na borracha, assim como o encolhimento da mesma, pois esses são os sinais que uma troca é necessária. Notar que água adentra o carro é outro sinal de alerta para a manutenção.
borracha-carro-evita-infiltracoes
Esses cuidados parecem pequenos e até dispensáveis, mas tomando conta de pequenos detalhes do carro, é possível poupar dinheiro em reparos maiores. Todas as peças interpretam, mesmo que pequeno, um papel na vida útil do carro. Preste atenção aos detalhes e evite dores de cabeça!
 
Já conhece a nossa página no Facebook? Acesse e curta Ituran Brasil!
Estamos no Twitter também: Ituran Brasil!
Ituran – Sempre com você
 
Imagem: LB Law e Free Digital Photos.