Dicas

A Importância dos faróis

Muitas pessoas, não se dão conta da importância dos faróis ao conduzirem seus veículos. Um dos fundamentais para a segurança dos motorista e pedestres são os faróis. Os faróis, sejam de luz baixa ou alta, tem como função iluminar o caminho de um veículo.Nesse sentido, é importante que os condutores saibam como fazer a regulagem correta dos faróis, pois um farol desregulado não ilumina adequadamente a rodovia ou ainda pode causar ofuscamento, perda de visão momentânea, no condutor do veículo que transita em sentido contrário.
Portanto, mantê-los em bom e pleno funcionamento é uma tarefa que deve ser realizada por todos os condutores. O maior percentual de mortes nas rodovias é por choque frontal, em tentativa de ultrapassagem; com o uso do farol baixo, o motorista consegue ver, de maior distância, se o veículo à sua frente está indo ou vindo em sua direção.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o motorista deve verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório.
Farois

Confira alguma dicas de como manter o farol em bom estado.shutterstock_185891123

• Mantenha os faróis do veículo acesos, utilizando luz baixa, durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação pública;
• Nas vias não iluminadas, deve-se usar luz alta, exceto ao cruzar com outro veículo ou ao segui-lo;
• A troca de luz baixa e alta, de forma intermitente e por curto período de tempo, com o objetivo de advertir outros motoristas, só poderá ser utilizada para indicar a intenção de ultrapassar o veículo que segue à frente ou para indicar a existência de risco à segurança para os veículos que circulam no sentido contrário;
• mantenha acesas pelo menos as luzes de posição do veículo quando sob chuva forte, neblina ou cerração.
Já conhece a nossa página no Facebook? Acesse e curta Ituran Brasil!
Estamos no Twitter também: Ituran Brasil!
Ituran – Sempre com você