Dicas

3 Passos Simples para Saber se o Veículo já Sofreu Acidentes

Comprar um carro usado tem sido a alternativa de muitas pessoas que precisam ter um automóvel para se locomover, mas não tem como investir valores altos demais. Mas como se proteger de compras enganosas e reconhecer se o veículo já foi alvo de algum acidente? Este passo a passo simples irá ajudá-lo a identificar!

vistoria-carro

Passo 1: Perca Tempo

Na hora da compra é preciso que o consumidor tenha cautela para analisar todos os pontos.

O primeiro passo é perder algum tempo olhando o veículo de perto. Verifique os faróis, se possui folgas no capô em relação ao para-lamas e dê uma atenção ainda mais especial à pintura. Ao fazer a vistoria do carro, prefira sempre que seja durante o dia. Caso o veículo esteja dentro da concessionária, peça para que coloquem-no à luz do sol, para que consiga analisar os pormenores com maior precisão.

Passo 2: Atenção aos Pequenos Detalhes

pintura-carro

Quando o carro é batido, a pintura é refeita e, muitas vezes, ela não fica regular, tende a parecer em tons mais claros ou mais escuros. Além disso, é possível observar que, apesar de ter sido refeita, ela perde o brilho, característica essencial da pintura de fábrica.

capô é o local onde se pode perceber mais facilmente quando carro foi batido, pois ele apresenta um desnível de cor ainda mais nítido.

É importante olhar se na parte de dentro do capô ainda tem as etiquetas de fábrica. Caso não tenha, este é outro indício de que o veículo tenha sofrido alterações significativas, pois algumas empresas paralelas às concessionárias não colocam as peças com etiqueta. Outro meio de verificação são os parafusos, que deixam marcas quando foram forçados para ser retirados.

Passo 3: Profissionais Qualificados

Contratar uma empresa de vistoria é outra alternativa para conseguir saber se o carro foi batido ou não; essas companhias tem acesso, também, a informações sobre seguro e podem pesquisar com maior precisão se o carro foi alvo de algum acidente.

Imagens: extra.globo, procon pr, dirigindofacil