Dicas

Saiba o que Pode Ser o Barulho que Surge ao Frear o Carro

Para que o condutor possa dirigir com tranquilidade e segurança, é necessário que todos os sistemas e partes do carro estejam funcionando adequadamente. Uma dessas partes é o freio. Em certos momentos o carro começa a fazer alguns barulhos estranhos ao frear. Além de incomodar, é um sinal de que há algum problema no sistema de frenagem do veículo. Confira quais são as principais causas de ruídos ao frear em carros e saiba como solucionar o problema.

Causas

Alguns fatores podem causar o ruído ao frear e o barulho pode ser baixo, como um assobio, até um som mais alto. No caso do assobio baixo no freio do carro, é possível que o problema esteja na fabricação das pastilhas que podem não ter recebido um material mais duro, de qualidade inferior. Por consequência, apresentam desgaste excessivo quando em contato com o disco do freio, vindo a causar o ruído.

Outra possibilidade pode ser as pastilhas na pinça de freio estiverem flutuando, ou se houver um grande desgaste do material onde se tem atrito, que são as lonas e as pastilhas. Se o disco apresentar superfície desnivelada, a probabilidade de o barulho começar é grande.

Em geral, esse tipo de problema aparece depois de dias chuvosos, quando o carro recebeu muita água e pode ficar com sujeiras acumuladas apresentando a falha incômoda. Neste caso, a limpeza feita por um mecânico pode resolver o problema de imediato.

Quais as causas dos barulhos ao frear o carro.

Solução

É importante que o carro passe pelas mãos de um especialista que poderá dizer com precisão como o problema pode ser resolvido. Em muitos casos é possível solucionar de forma rápida, trocando as pastilhas do carro ou então lixando as peças. Fazer a manutenção caseira do veículo com frequência também é uma boa maneira de se antecipar a diversos problemas.

Imagens: Itaro.com