Sem categoria

Etiquetagem de Pneus Promete Deixar Mais Fácil a Escolha

 A partir de outubro de 2016 todos os pneus vendidos no Brasil – sejam eles fabricados aqui ou importados – deverão contar com a ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia), conforme foi estabelecido pela portaria n° 544 do Inmetro, de 25 de outubro de 2012. A medida tem como principal objetivo tornar os pneus comercializados no Brasil mais seguros e eficientes, e é uma iniciativa do PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem), coordenada pelo  Inmetro, em parceria com a CONPET (Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados de Petróleo e do Gás Natural).

PBE estabelece etiquetas para pneus

O Selo de Eficiência estará presente em pneus novos de automóveis de passageiros, motonetas, motocicletas,  veículos comerciais, comerciais leves e rebocados. Ela trará a avaliação de três critérios estabelecidos pelo PBE:

 I) Resistência ao rolamento – Quando está em rotação, o pneu consome energia em forma de calor, em um processo conhecido como resistência ao rolamento, que é medido pelo montante de energia dissipada, pela distância percorrida e peso carregado. Um pneu com baixa resistência ao rolamento dissipa menos energia, reduzindo o consumo de combustível e a emissão de CO2, ou seja, quanto menor a resistência ao rolamento, melhor.

II) Aderência ao molhado – Esse critério mede a capacidade do pneu aderir a um piso molhado. Quanto maior for a aderência, menor será a distância de travagem. Esse critério será classificado de categoria A a G, sendo que a A representará a maior aderência e a G, a menor.

III) Ruído externo – Os pneus contribuem para a quantidade de ruído que um veículo produz quando está em movimento. Esse fator é medido em decibéis e, na etiqueta, terá também uma representação gráfica: 1 onda, silencioso; 2 ondas, moderado e 3 ondas, ruidoso.

Acredita-se que a adesão total ao programa de etiquetação se dará em 2017, um ano depois da implementação obrigatória.

Falando de pneu, tem alguns cuidados que você pode ter para garantir a qualidade  dos seus pneus. Quer saber quais são? Clique aqui!

Imagem: Velocidades