Sem categoria

Rodas Esportivas? Só se For Dentro da Lei!

Um dos itens preferidos para os apaixonados em personalizar o carro são as rodas. Trocar as rodas originais por esportivas é uma prática muito comum entre os aficionados por carros. O Código de Trânsito Brasileiro, especificamente no Art.98, diz que nenhum proprietário ou responsável pode, sem prévia autorização da autoridade, fazer modificações das características vindas de fábrica.

rodas-esportivas-carros

No CTB também diz que é proibido o diâmetro das rodas ultrapassarem os limites externos dos para-lamas do veículo. Já no Artigo 8 da resolução 292 do Denatran a regra é mais específica: tanto aumentar quanto diminuir o diâmetro externo do conjunto roda/pneu são práticas proibidas. Para esclarecer estas questões, a Ituran preparou um post sobre rodas esportivas! Leia o post completo!

Antes de qualquer alteração no seu carro, consulte o manual do veículo. Nele, vem definido pelo fabricante o limite do tamanho das rodas que o modelo pode receber. Entre rodas de aço com calota ou rodas de liga leve, a diferença é apenas no peso. É preciso ficar atento também ao diâmetro externo da roda e do pneu e a descrição de serviço do pneu, indicados pelo índice de carga e também pelo símbolo de velocidade.

Após a troca das rodas e pneus, faça o balanceamento e alinhamento, pois eles garantem o equilíbrio do conjunto pneu/roda e regulam as posições das rodas – respectivamente – fazendo com que se mantenha a segurança e a estabilidade ao dirigir.

rodas-esportivas-carros-customizados

Se você deseja aumentar o tamanho do aro, o seu pneu deverá ser menor. E ter um pneu menor apresenta menos absorção dos impactos. O importante para não infringir a lei, é saber que o diâmetro da roda não pode ser alterado. Pois, não respeitar esta regra, é infração grave. O motorista perde cinco pontos na carteira, paga multa e pode ter o carro retido.

Nunca utilize uma roda ou pneu recuperado, pois eles não garantem a segurança necessária para o veículo e os passageiros. Sempre procure uma loja especializada, com garantia e orientação técnica. Se você seguir as orientações do fabricante, não haverá problemas na troca e nem no consumo de combustível.

Você tem vontade de instalar rodas esportivas no seu carro? Conte pra gente!

Imagens: Entenda Seu Carro e All Walls