Dicas

Dicas da Ituran para uma viagem segura no feriado

A próxima terça-feira, dia 15/11, é considerada feriado nacional em todo território brasileiro devido à proclamação da República Federativa do Brasil. Existe uma certa tradição aqui no país de reservar uma folga durante a semana, principalmente quando os feriados caem as terças ou quintas. E nada melhor de viajar nesse período, seja com os amigos ou com a família.
viajando-feriado
Para viajar de carro, vale sempre destacar a importância de checar os itens do veículo para ver se está tudo em dia e para garantir a segurança de quem vai viajar. Pensando nisso, nós do Blog do Ituran preparamos uma lista com itens importantes para checar antes de ir para a estrada. Confira:

Pneus (incluindo o estepe)

Se você encontrar qualquer tipo de bolha, é necessário substituir a unidade imediatamente. Bolhas são sinais de danos irreversíveis à estrutura do pneu e aumenta drasticamente a possiblidade de explosão durante a viagem. É importante também checar a pressão de cada um deles de acordo com a quantidade de pessoas dentro do carro.

Rodas

Procure por amassados em rodas de ferro e, em rodas de liga, veja se há quebras ou trincas. Há casos em que um borracheiro pode te ajudar. Em outros é melhor fazer a troca da peça.

Triângulo, macaco e chave de roda

Além de ter certeza que esses itens viajarão com você, confira também se eles estão em perfeita condição de funcionamento. Qualquer uma dessas peças com defeitos pode mais atrapalhar do que ajudar em momentos de emergência.

Fluidos

Cheque o nível, data de validade e os filtros de todos os fluídos do seu carro. O esforço do motor na estrada é bem maior do que no perímetro urbano, portanto, exigirá muito mais cuidados com a manutenção do veículo.

Sistema elétrico

Lembre-se que todos os componentes do seu carro devem estar funcionando de maneira correta e eficiente. Cheque as lanternas, faróis, piscas e substitua as lâmpadas que estiverem queimadas.

Sistema de limpeza dos vidros

Confira o nível do reservatório de limpeza e o estado das palhetas. Veja se há rachadura ou qualquer tipo de dano. Limpe bem o vidro e leve sempre um pano de algodão para tirar o embaçado causado pela chuva.
Só depois desses passos você estará seguro para cair na estrada e curtir o feriado. Você pode garantir muito mais segurança com o Ituran com Seguro que garante assistência 24h para solicitação de guincho, troca de pneus, pane seca e socorro eletromecânico, além de disponibilizar de um transporte alternativo caso necessário.