Dicas

Conheça os tipos de macaco para carros

Para quem não sabe, os chamados “macaco” são itens indispensáveis para o seu automóvel. O macaco tem a função de te ajudar no momento da troca de pneus para deixa-lo mais prático e seguro. Devido ao seu complexo sistema de manivelas, você tem a possibilidade de erguer um automóvel com todo o seu peso para trocar de pneus sem fazer qualquer tipo de esforço físico.
Existem diversos tipos de macacos para automóveis disponíveis no mercado. Para te ajudar a entender melhor sobre cada um deles e descobrir qual é o ideal para você, preparamos uma lista com alguns modelos e suas respectivas características.

Conheça os tipos de macaco para carros.

Tipos de macacos para carros

Macaco Hidráulico

O macaco hidráulico funciona seguindo diretamente às leis de Pascal. Ele tem como função o levantamento do veículo de uma maneira simples para auxiliar no momento da troca de pneus. Existem dois tipos principais de macaco hidráulico.

Macaco Jacaré

Ele tem a capacidade de levantar, em sentido lateral, até duas toneladas. Sem contar que ele dispõe de rodas que conseguem acompanhar a movimentação do carro caso ele seja inclinado;

Macaco Garrafa

O macaco garrafa é bem mais potente em comparação com o jacaré. Ele tem a capacidade de levantamento de até 15 toneladas e ainda tem a vantagem de ser compacto e prático de ser carregado.

Macaco Mecânico

Diferente dos modelos hidráulicos, o macaco mecânico funciona praticamente como uma alavanca. Muita gente acredita que esse tipo de macaco causa danos aos veículos, porém esse pensamento é equivocado. Mas sempre se garanta em fazer a troca de pneus em uma superfície plana para que o veículo não derrape durante o processo. Existem dois tipos de macaco mecânico:

Macaco Joelho

Esse modelo possui esse nome por causa do seu formato parecido com a parte do corpo. Ele se compõe de uma alavanca simples e uma manivela.

Macaco Sanfona

O macaco sanfona, ou também chamado de macaco tijolinho, é composto por um sistema de alavancas e uma base plana. Assim, ele consegue exercer pressão para cima e elevar o veículo.

Macaco Elétrico

É o tipo de macaco perfeito para quem gosta de praticidade. O macaco elétrico tem a capacidade de levantar o veículo em questão de segundos e é ligado direto na bateria carro ou no acendedor de cigarros do carro.

E você? Qual desses tipos de macaco você usa? Deixe sua opinião nos comentários!