Dicas

Tire suas dúvidas sobre faróis de carro

Dentre os motoristas, um dos principais e mais importantes itens para garantir a segurança do condutor são os faróis de carro. Eles têm a função de garantir melhor visibilidade durante o trânsito além de possibilitar que os motoristas se comuniquem de alguma forma. Por isso, é de extrema importância que os faróis estejam funcionando em prefeito estado, pois, quando não funciona da maneira correta, o risco de colisões e acidentes aumenta em grande escala.
A diminuição da luz e problemas que afetam a eficiência dos faróis fazem com que o motorista não tenha as melhores condições para dirigir. Além de possibilidade de receber uma multa por infração. Segundo o artigo 223 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com o farol desregulado ou com o facho de luz alta de forma a perturbar a visão de outro condutor é considerado uma infração grave. Além da multa de R$195,23 e dos cinco pontos na carteira de motorista, há retenção do veículo para regularização.
farol-de-carro
Como fazer a manutenção correta do farol? A melhor maneira de garantir a manutenção dos faróis do seu carro é a pura e simples observação. Adquira o hábito de conferir durante o dia a dia aspectos como a regulagem das peças e o funcionamento correto de todas as lâmpadas.
Como identificar os problemas? Depois de observar e constatar que o funcionamento está comprometido, é hora de identificar qual o real problema do item em questão. Os problemas mais comuns são: quando o farol para de funcionar, quando fecho do farol está desregulado por causa de danos na fixação e quando lente fica opaca resultando na diminuição da eficiência da iluminação.
Como proceder para a reparação dos danos? É importante que você procure um especialista. Danos na fixação são solucionados com o reparo ou substituição do item. Lentes opacas se resolve com o serviço de polimento. É importante ressaltar que, quando há a necessidade de substituição de uma peça defeituosa, essa peça deve ser trocada de acordo com a recomendação da fabricante, para não correr o risco de perder a garantia.
Tem mais alguma dúvida sobre os cuidados a tomar com os faróis do seu carro? Deixe sua dúvida nos comentários que teremos prazer em responde-la.