Dicas

Carro parado? Ele precisa de cuidados especiais

Hoje em dia, viver nas grandes cidades, garante diversas opções de transporte e locomoção que, por muitas vezes, é mais vantajoso deixar o carro na garagem. Para isso, é necessário tomar alguns cuidados para que o veículo não cause problemas na hora de voltar à ativa. Como qualquer outro tipo de máquina, o carro tem melhor funcionamento quando utilizado frequentemente. Segundo especialistas, o melhor dos cenários é que o veículo percorra 5km a cada quinzena. Isso garante o bom estado do conjunto mecânico. Pensando nisso, o Blog da Ituran separou algumas dicas:
cuidados-carro-parado
Por quanto tempo o veículo ficará parado?
Essa é a primeira pergunta que você deve fazer a si mesmo. Até duas semanas parado não representa nenhum risco ao carro. Se o período de inatividade do veículo for maior que das semanas, tome os cuidados listados abaixo.
Faça uma limpeza completa e encere a carroceria
Para manter a pintura em bom estado, limpe o veículo por fora e por dentro. Atente-se a restos de alimentos e líquidos, pois eles podem atrair a presença de insetos o que pode comprometer a durabilidade dos revestimentos. Ao encerar a carroceria você evita que a sujeira grude na pintura.
Guarde o carro longe do sol
Preferencialmente em uma garagem coberta e com boa ventilação. Caso não exista essa possibilidade, utilize uma capa automotiva que conte com entrada para ventilação.
Troque o óleo do motor e os filtros
O lubrificante se deteriora através da oxidação, portanto, há a necessidade de troca-lo. Só que, ao invés de se referenciar pela quilometragem, faça a troca de acordo com o tempo.
Abasteça com gasolina “Podium”
Gasolina envelhecida costuma apresentar a formação de goma, que pode ressecar o sistema e entupir os dutos. A gasolina “Poduim” garante maior tempo de validade e evita esse tipo de problema. Além disso, abasteça o tanque até o nível mínimo.
Ligue o ar condicionado por 30 minutos, a cada 15 dias
Esse equipamento deve ser utilizado sempre, para garantir a lubrificação ideal dos sistemas de gás e as mangueiras.
 
Aproveite as dicas do Blog da Ituran para cuidar do seu veículo e garantir muito mais segurança para você e sua família. Deixe seu comentário!