Dicas

Dicas para reduzir custos na gestão de frotas

Quem trabalha na área de gestão de frotas há de saber os erros no controle de custos e gastos podem comprometer negativamente todo o planejamento financeiro da companhia. Por isso, em qualquer ambiente empresarial, é sabido que o cuidado com os gastos é uma das funções mais complicadas a se fazer, ainda mais quando se trata da gestão de frotas de veículos. É importante que esse profissional conte com metodologias de trabalho que auxiliem no controle de gastos e na redução de custos, garantindo a saúde financeira da corporação sem alterar a qualidade do serviço. O Blog da Ituran preparou algumas dicas essenciais para reduzir custos na gestão de frotas.
shutterstock_458227630
Faça manutenções preventivas em todos os veículos
Se tratando de frotas, é necessário ter em mente que os clientes consideram disponibilidade como sinônimo de eficiência. Isso ressalta a importância de deixar os veículos com a manutenção em dia para que eles estejam disponíveis sempre que solicitados, sem que haja atraso nas entregas de serviço, para assim aumentar os níveis de satisfação.
Além disso, é valioso ressaltar a importância da manutenção preventiva para garantir maior vida útil de peças e equipamentos. Isso aumenta a segurança dos motoristas, garante maior produtividade para a frota e permite a redução de custos com reparações.
Atente-se aos pontos relacionados ao combustível
Todos que trabalham com automóveis, seja na gestão de frotas ou na operação de veículos, sabem que o consumo de combustível é um dos pontos mais importantes a considerar. Serviços de roteirização e manutenção dos veículos ajudam a gastar menos. Além disso, é necessário estar atento aos preços e realizar pesquisas de mercado. Uma dica importante é negociar diretamente com as redes de distribuição, pois aumentam as possibilidades de facilitar o pagamento e conseguir descontos.
Realize a otimização das rotas
A otimização das rotas é de extrema importância para a redução de gastos, principalmente, com gasto de combustível, e essencial para aumentar a produtividade da frota. Para otimiza suas rotas, leve em consideração fatores como distância mais curta, segurança, estado das vias, pedágios, etc. Existem serviços que automatizam esses processos de forma rápida e eficaz.
Utilize as marchas do veículo da maneira correta
Utilizar as marchas da maneira correta garante uma melhor utilização do combustível e uma melhor performance em estradas com velocidade regular. Nesse caso, é importante frisar a necessidade de treinar e fiscalizar as equipes de motoristas através de ações educativas para que eles utilizem o veículo da melhor maneira possível.
Conheça novas tecnologias que auxiliam a gestão
Atualmente no mercado, existem diversos softwares capazes de gerenciar o funcionamento de frotas como um todo. Uma boa gestão de frotas garante diminuição de gastos, aumento da produtividade, melhores índices de sustentabilidade e logística.
Conheça as soluções para empresas da Ituran e escolha o serviço que mais tenha a ver com o que você procura. Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário.