Dicas

Dicas para economizar com o seu carro

revisao-oleo
 
Ter um carro nunca foi barato, seja no momento de comprar, de abastecer ou na manutenção, os gastos referentes a essas situações costumam ser altos e podem comprometer um planejamento de custos em casos de emergência.
Alguns hábitos cotidianos de cuidados podem fazer com que você gaste menos gasolina e ainda ajudam a reduzir custos com abastecimentos e manutenção.  O modo como se dirige influencia diretamente na durabilidade de itens básicos, como freios, embreagem, pneus e componentes da suspensão, por exemplo.
É importante ressaltar que um carro com a manutenção em dia, além de economia, garante muito mais segurança para o veículo. Pensando em ajudar, nós do Blog da Ituran preparamos cinco dicas para economizar com seu carro. Confira e tire suas dúvidas:
 
Evite ter o pé muito “pesado”
Acelerações e frenagens bruscas causam o desgaste do motor, dos freios, da suspensão e pneus, que são mais exigidos. Ser mais suave ao volante e trocar a marcha no tempo certo garante maior durabilidade aos itens essenciais para o bom funcionamento do veículo.
 
Faça regularmente os processos de balanceamento e alinhamento
Quando as rodas e pneus estão desalinhados ou desbalanceados, o atrito com o solo cresce em grande escala causando um desgaste irregular que compromete a durabilidade e a segurança do veículo.
 
Não dirija na “banguela”
A tradição de dirigir com o câmbio em ponto morto em descidas, ao contrário do que você pensa, não auxilia na redução do gasto de combustível e ainda faz com que ocorra um desgaste prematuro do freio, colocando em risco a segurança de quem está dentro e fora do veículo.
 
Carregue somente o necessário
Tenha em mente que quanto mais pesado o veículo, mais combustível será necessário para ele se locomover, assim como qualquer peso extra também faz diferença. Portanto, evite manter uma enorme quantidade de coisas no porta-malas e transporte apenas o que for essencial.
 
Averigue os filtros e fluidos
O ideal é verificar o nível do óleo a cada semana e trocar o lubrificante no prazo recomendados pela fabricante. O mesmo deve ser considerado para os filtros. Eles devem ser substituídos de acordo com o que indica o manual. Esses cuidados fazem aumentam a durabilidade do motor, otimiza sua performance e consome menos combustível.
 
Aproveite as dicas da Ituran e garanta muito mais segurança para você e sua família.