Sem categoria

A importância do amortecedor para veículos pesados

No dia a dia dos motoristas de veículos pesados como ônibus e caminhões é bem comum que eles tenham que lidar com situações que colocam a sua vida em risco devidas condições extremamente ruins das pistas Por isso, é de extrema importância que os mecanismos de segurança do veículo em questão sejam checados periodicamente. Especialistas em segurança veicular afirmam que os principais itens com finalidade de proporcionar segurança, conforto e estabilidade a quem estiver dentro do veículo são justamente os amortecedores. Eles são responsáveis por manter o contato do pneu com o solo e, quando desagastados, podem comprometer a estrutura veicular ocasionando diversos problemas de dirigibilidade, como diminuir a capacidade de frenagem e aumentar a distância para esse processo, além de aumentar o tempo de resposta ao desviar de algum obstáculo.
veiculo-pesado
A importância da revisão: Não é só a péssima condição das estradas que colocam em risco o bom funcionamento dos amortecedores, mas também o desgaste de outros componentes internos da suspensão. Por isso, alguns especialistas afirmam que a revisão periódica deve ser feita a cada 10 mil quilômetros ou de acordo com as especificações da montadora.
O que fazer para manter a boa condição dos componentes: É fundamental para manter os componentes em boas condições que, em caso de trafegar por estradas em más condições, o motorista dirija em baixa velocidade. Além disso, é importante ressaltar a importância de se evitar executar alterações na suspensão, o respeito ao limite de carga e, principalmente, os prazos de revisão de cada uma das peças.
Aproveite as dicas da Ituran e garanta muito mais segurança para a sua frota de veículos.