Dicas

Dicas para cuidar da pintura do seu veículo

Além de ser um dos itens que mais chamam a atenção e definem a característica de um carro, a pintura também é responsável pela proteção da carroceria. É por isso que, quando a cor do veículo se encontra opaca ou quebradiça, é considerado um fator de desvalorização do preço de revenda. Além disso, é preciso destacar que uma repintura do veículo todo é algo que não vale a pena do ponto de vista financeiro e provavelmente qualquer retoque não sairá despercebido quando analisado por um especialista. Portanto, cuidar da pintura indica o nível de cuidado que dono tem para com o automóvel e, financeiramente, significa a possibilidade de negociá-lo a um preço maior. Pensando em te ajudar, nós do Blog da Ituran preparamos algumas dicas simples e essenciais que o ajudarão a manter seu carro sempre brilhando. Confira:
cuidar-pintura-carro
Lave o veículo de forma correta: Fazer a lavagem regularmente evita que o veículo acumule sujeira. Especialistas dizem que o período de uma semana é o suficiente. Na escolha dos produtos que vai utilizar na lavagem, evite materiais abrasivos e compostos de solventes derivados do petróleo. Além disso, procure sempre fazer a lavagem na sombra, longe dos rios de sol.
Cuidados essenciais depois de lavar: Após o processo de lavagem, utilizando um pano de microfibra, é importante que a lataria e os componentes plásticos sequem à sombra. Preste atenção para identificar se sobrou água ou material de limpeza no vão das portas e do capô. Tais ações previnem o surgimento de manchas sobre o verniz protetor.
Use a cera automotiva da maneira correta: A aplicação da cera deve ser feita após o processo de lavagem e também longe do sol. A cera automotiva protege a lataria do veículo contra os raios UV, formando uma película impermeável impedindo, inclusive, que a sujeira se aloje e cause danos à lataria. É recomendado que ela seja aplicada a cada três meses.
Atenção na hora de abastecer: Os combustíveis, seja etanol, diesel ou gasolina, possuem partículas que, caso permaneçam expostas, podem estragar a pintura. Sempre tenha a consciência de averiguar na hora de abastecer se o frentista derramou combustível na área próxima ao bocal. Caso isso aconteça, utilize um pano limpo com água para limpar imediatamente.
Faça uma geral após chuvas: Por mais que você imagine o contrário, a chuva ajuda a sujar o veículo, principalmente se você vive numa cidade muito poluída como São Paulo. Por conta dos respingos da água da chuva que cai no chão e se mistura com restos de óleo, combustível e outros produtos que podem prejudicar a pintura do automóvel. Portanto, depois de uma chuva forte, dê ao seu carro uma limpeza geral.