Dicas

Câmbio quebrou: o que fazer?

O câmbio é um conjunto fundamental do seu carro, ele funciona como um multiplicador de força do motor e também é a peça que sofre mais desgaste – ao passar de uma quantidade considerável de quilometragem é natural que ele exija alguns cuidados, seja o carro manual ou automático.

Mas, caso der problema, o Blog da Ituran vai mostrar passo a passo do que você precisa fazer para sair dessa situação.

Saiba que a opção mais econômica é sempre a manutenção preventiva. Quando você começar a ouvir ou perceber algum tipo de fluído diferente, corra para oficina! Assim, os prejuízos serão menores. É bom ficar atento com todas as alertas de desgastes da transmissão.

  • O primeiro defeito que o câmbio costuma avisar é a colocação de marchas que não se encaixam;
  • Após essas dificuldades das colocações de marcha, você vai sentir o cheiro de queimado. Alguns veículos contam com um radiador para a caixa de marcas, que esfria o óleo e ajuda a transportar o calor para da transmissão;
  • Fiquem atentos com os vazamentos de óleo, caso presenciar alguma mancha na sua garagem ou no local que você estacionou, procure com urgência um mecânico, você pode achar que é o óleo do motor (que merece a mesma atenção), mas também tem a hipótese de ser fluido da transmissão. O composto é utilizado tanto em transmissões manuais quanto automáticas.
  • Não deixe de visualizar seu painel todas as vezes que você ligar seu carro, os ícones exibidos sempre indicam os problemas que seu carro está passando, caso ascenda alfo que você não tenha conhecimento, somente um especialista resolverá o defeito.

Gostou das dicas? Comente!