Dicas

Você ignora o cinto de segurança no banco traseiro?

Você sabia que o cinto de segurança é um dispositivo essencial que garante a proteção tanto de quem está nos assentos da frente quanto nos de trás de um veículo? Pois bem, segundo especialistas em segurança automotiva, uma pessoa solta no banco traseiro aumenta bastante os riscos de ferimentos grave em casos de acidente. De acordo com os dados divulgados pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, 93% dos usuários do banco traseiro não utilizam o cinto de segurança. O que é muito curioso e alarmante, pois essa mesma pesquisa coloca o Brasil como um país onde 97% dos passageiros dos bancos frontais utilizam o cinto de segurança.
cinto-seguranca-traseiro
Cinto de segurança: essencial inclusive para quem está no banco traseiro
Aqui no Brasil, o cinto de segurança é um item de segurança obrigatório há mais de 20 anos e, mesmo assim, a grande maioria das pessoas tem um pensamento errôneo de que o banco traseiro proporciona mais segurança em comparação ao dianteiro. Se isso realmente fosse verdade, não haveria a necessidade do uso do equipamento.
Renato Campestrini, gerente técnico do Observatório Nacional de Segurança Viária afirma que esse tipo de pensamento já contribuiu para muitas das fatalidades que já ocorreram até hoje.
O que dizem as estatísticas?
Estudos sobre acidentes de trânsito afirmam que os passageiros que usam o cinto de segurança corretamente correm menor riscos de ferimentos e aumentam as chances de sobrevivência em caso de acidentes. De cada 10 pessoas que não usavam o cinto de segurança, oito morreram em acidentes com, pelo menos, um dos veículos a menos de 20 km/h.
Minimizando os riscos em caso de acidentes
Você também pode diminuir os riscos em caso de acidentes tendo precaução com o transporte de objetos e pessoas na parte traseira do veículo. Evite deixar objetos soltos e transporte objetos pesados apenas acomodados no assoalho no porta-malas.
Acompanhe o Blog da Ituran e garanta muito mais segurança para o seu automóvel.