Dicas

Gestão de frotas nas empresas

Uma melhor eficiência de combustível e menos avarias de veículos são o sonho de um operador de frota. Mas, quão proativo você é quando se trata da manutenção da frota? Manter os veículos eficazes melhora a eficiência de combustível e a expectativa de vida, mas, quando apanhado na freqüente rotina de funcionamento do seu negócio, é fácil ignorar a manutenção de rotina. Considere estas dicas de manutenção da frota para ajudar a garantir que seus veículos estejam na melhor forma possível. Confira mais um artigo que a Ituran preparou para você:
gestao-frotas
Decida quem está no comando: Às vezes, a manutenção do veículo não é atendida simplesmente porque todos assumemque outra pessoa está a cargo disso. Evite esse erro ao determinar claramente quem é responsável. Muitas vezes, ele funciona bem para colocar os motoristas como responsáveis ​​pelos seus veículos, pois eles têm o maior controle para monitorá-los e gerenciá-los adequadamente. Mas esta decisão será específica da frota. A chave é colocar um sistema que assegure uma adequada responsabilidade pela manutenção necessária de cada veículo.
Crie uma lista de verificação de manutenção: Uma maneira de garantir que você não negligencie tarefas de manutenção importantes é criar uma lista de verificação. Sua lista de verificação pode ser exclusiva das necessidades da sua frota, mas deve incluir estas:
– Verificações de todos os principais sistemas (combustível, travagem, escape, etc.)
– Verificações dos controles de conforto da cabine
– Verificações de pneus, rodas
– Verificações de todos os fluidos
– Luzes exteriores e interiores
– Moldura e trem de pouso
– Cinto de segurança e outros recursos de segurança
– Vazamentos
– Montagens
– Eixos de transmissão
– Articulações CV
– Cintos e mangueiras
Você também pode querer adicionar um ajuste geral à sua lista de verificação.
Inclua a manutenção preventiva específica para a frota: Esperar até que um veículo da frota quebre para executar a manutenção é simplesmente ineficiente e pode levar a grandes pesadelos além de incorrer em custos de reparação inesperados. Faça uma abordagem pró-ativa, e programe a manutenção preventiva. Nestas consultas, o seu profissional de reparação pode verificar sinais de desgaste que possam levar a futuras quebras. Eles podem garantir que os problemas sejam atendidos antes que eles prejudiquem seu negócio.
Faça uso da tecnologia: O gerenciamento de manutenção requer dados. Quilometragem, relata o que a manutenção foi realizada e os relatórios orçamentais devem ser coletados e gerenciados. O software de gerenciamento de frotas torna esta tarefa mais fácil, transformando pilhas de papelada em arquivos digitais facilmente gerenciados e salvos.
Como bônus, o acesso digital aos dados de manutenção da sua frota significa que você pode obter alertas automáticos quando é hora de realizar a manutenção. Ninguém conhece os veículos da sua frota, bem como os motoristas que dependem deles todos os dias, então pergunte-lhes sobre a manutenção e o que eles acreditam ser necessário para manter seus veículos funcionando bem.
Além disso, verifique com seus profissionais de manutenção para garantir que você esteja criando um plano de manutenção que funcionará bem para eles. Ao criar uma abordagem de equipe para manutenção, você pode melhorar a conformidade e a eficácia. Por mais excitante que pareça, cuidar da manutenção é simplesmente uma parte da gestão eficaz da frota.
Com os alertas de manutenção incorporados no nosso sistema, você sempre será proativo na manutenção adequada dos veículos da sua frota.