Dicas

Os malefícios do uso severo do carro

Um dos pontos mais discutidos entre grande parte dos proprietários de veículos é saber identificar quais atitudes e situações do dia a dia podem colocar o carro na condição de uso severo. Embora não exista uma unanimidade, muitos especialistas utilizam alguns conceitos básicos para a definição do uso severo do veículo. No geral, são condições específicas de adversidades que geram um desgaste maior dos componentes do automóvel. O Blog da Ituran preparamos um material que vai te ajudar a identificar situações de uso severo e seus malefícios:
seguranca-frota
Trajetos de curta distância
Segundo especialista, quando a grande maioria dos percursos que você faz com o seu carro não passa de 6 km, já pode ser considerado como uso severo. Isso acontece pois, em trajetos de curta distância, não há tempo suficiente para que o motor chegue a temperatura ideal para trabalhar, atrapalhando a queima de combustível da maneira correta.
Trajetos off-road
Pois é, andar muito com o carro em estradas de terra ou vias não pavimentadas com muita poeira pode ser considerado sim como um caso de uso severo. Isso acontece devido à grande quantidade de poeira que satura rapidamente o filtro de ar, que tem a função de filtrar o ar aspirado pelo motor. Como boa prática, é necessário trocar o filtro de ar a cada 5.000 km em veículos utilizados frequentemente em trajetos off-road,
Trânsito intenso
Andar por muito tempo utilizando apenas a primeira e a segunda marcha é prejudicial ao veículo, acelerando o desgaste das correias do motor. Outro ponto negativo causado por congestionamentos é o fato de que o motor funciona erroneamente sem incluir números ao hodômetro, o que pode gerar confusão na hora de definir o tempo necessário para revisão
Transportar muito peso no veículo
Ao ultrapassar o limite de carga do seu veículo indicado no manual do proprietário, você corre o risco de sobrecarregar os itens de suspensão, além dos pneus, embreagem e o sistema de frenagem.
Aproveite as dicas do Blog da Ituran e garanta muito mais segurança para o seu veículo.