Sem categoria

Causas do vazamento de água

Vazamento de água
Veja as causas do vazamento de água nos carros!

Muitos proprietários de automóveis já se desesperam quando acontece algum tipo de vazamento de água no carro. Porém, antes de ir até uma oficina mecânica para verificar o problema, saiba que você mesmo pode identificar o que está acontecendo.
As causas do vazamento podem ser inúmeras e, além disso, existem locais específicos onde ele pode ocorrer. Mas é interessante saber que existem motivos comuns que podem provocar o vazamento. Continue acompanhando nosso post para saber mais.

Radiador

Raramente as causas do vazamento de água no carro são provenientes do radiador. Mas, sempre é válido observar se as tampas do reservatório estão bem vedadas.

Além disso, é preciso ser cuidadoso, uma vez que se perfurado por algum objeto ou até mesmo por uma pedra, o radiador pode vazar água. Para certificar-se do problema, espere o carro esfriar e encoste a mão por baixo do radiador. Assim é possível perceber se o vazamento vem desse lugar.

Situações que podem provocar vazamentos:

● Problemas na serpentina
A maioria dos carros possuem serpentina de ar quente. Ela fica localizada no interior do automóvel, podendo vazar. Alguns modelos, apresentam vazamento no interior do veículo e isso é capaz de molhar o tapete do assoalho do banco da frente.
● Danificar a junta do cabeçote
A água pode vazar pela junta do cabeçote, caso ela esteja danificada, pois há o risco de ter ocorrido um sobreaquecimento anterior. Além disso, é bem provável que o veículo esteja perdendo óleo.
● Bolhas na mangueira
Se você quer descobrir se há bolhas na mangueira, basta ligar o motor, mas cuidado para não encostar as mãos nas partes quentes do equipamento. Fique atento também com a ventoinha!
Ao retirá-las é recomendado passar sabão na parte externa e jogar água com pressão dentro da mangueira. Se você notar a presença de bolhas, saiba que existe um vazamento de água no automóvel.

Como resolver o vazamento de água no carro?

O vazamento de água pode queimar ou trincar o cabeçote do carro, o que trará sérios danos para o carro. O motor também pode O vazamento de água no carro pode queimar ou trincar o cabeçote, o que trará sérios danos para o carro. O motor do veículo também pode ficar comprometido com o vazamento, prejudicando todo o sistema do veículo. Além disso, os cilindros podem se deformar, uma vez que fazem parte do motor.

Um vazamento pequeno pode ser consertado, basta repará-lo com eliminadores de vazamentos. Essa tática é bastante eficaz, já que os eliminadores formam um tipo de vedação física composta por fibras sintéticas e orgânicas. Lembre-se de que vazamentos maiores não podem ser resolvidos dessa maneira.
No caso dos cabeçotes, é preciso substituir as tampas, e se as mangueiras apresentarem problemas, é ideal que sejam imediatamente substituídas. Em todo o caso, se o problema for maior e mais grave, não hesite. Leve o seu carro em uma oficina mecânica de sua confiança, pois um vazamento reparado incorretamente pode ser fatal para o bom funcionamento do veículo.

Faça um comentário no nosso post e nos diga se você já sofreu com esse tipo de problema. Qual solução você tomou? Compartilhe conosco sua história e troque experiências.

Saiba mais sobre a Ituran e se precisar entre em contato conosco.