Sem categoria

Alerta! Perigos ao usar o celular no volante

O celular é um dos meios de comunicação mais eficazes dos últimos tempos, e com o avanço acelerado da tecnologia, as pessoas passaram a utilizá-lo cada vez mais. O problema é quando o ser humano ultrapassa os limites e, sem perceber, começa a utilizar o celular no volante.
Além de utilizar o telefone para fazer e receber ligações, o condutor troca mensagens de texto, o que acaba dispersando sua atenção. Tal fato pode causar acidentes, já que estima-se que para atender uma ligação, o condutor leva de 8 a 9 segundos. Já para escrever mensagens de texto, estima-se uma média de quase 30 segundos, é claro, se a mensagem for curta.

Pode não parecer, mas o celular traz mais riscos ao condutor do que aparenta. Os riscos são basicamente três: O uso do celular, seja no volante ou não, faz com que a atenção e a concentração seja dividida entre aquilo que está sendo falado ao celular e aquilo que acontece ao redor, ou seja, nas vias.
A percepção periférica do ambiente do trânsito é também prejudicada e o terceiro risco consiste no tempo de resposta que fica limitado, ou seja, quanto a reação de um condutor frente a um obstáculo, a um cruzamento, pessoa, ou farol que fechou.

Celular no volante = Multa 

O uso do celular no volante ainda é frequente, já que em março deste ano um motorista de ônibus que transportava por volta de 40 passageiros na Rodovia Presidente Dutra, em São Paulo tirava constantemente as duas mãos do volante para digitar. Além de colocar a vida dos passageiros em perigo, o motorista pode causar congestionamento e acidentes. A imprudência dos condutores é tamanha, uma vez que eles conversam no celular enquanto dirigem, teclam, não dão seta e, para piorar a situação, muitos ainda decidem tirar “selfies” em pleno movimento.
Ainda no mês de março, na BR-153, no Tocantins, três mulheres morreram ao bater o carro em um caminhão. Antes da batida acontecer, uma das passageiras gravava um vídeo. A Polícia Rodoviária Federal suspeita que a motorista tenha se distraído com a gravação e ao perder o controle acabou invadindo a pista contrária, o que possivelmente ocasionou o acidente.

A maioria dos motoristas brasileiros admite usar o celular no volante e, além disso, disseram que utilizam o telefone somente para atender ligações urgentes, ou para acessar aplicativos de música e de localização. Independente da ação, o uso do celular deve ser realizado somente se o carro estiver parado. Do contrário, o condutor pode acarretar uma multa que é considerada gravíssima de R$ 300,00 e 7 pontos na carteira.
Será que vale mesmo a pena correr esse risco? Ajude a tornar o trânsito mais consciente! Não utilize o celular quando o carro estiver em movimento. Em caso de ligações urgentes ou afins, estacione o veículo antes. Fique por dentro de mais informações relacionadas ao assunto: Aumenta o número de acidentes fatais. 
E você? Já foi pego digitando ou falando no celular enquanto dirigia? Faça um comentário no nosso post de hoje e divida conosco suas experiências.