Dicas

Como trocar o limpador de para-brisa?

Para conservar seu veículo, é imprescindível que haja manutenção constante, e além disso, uma avaliação periódica a respeito de alguns detalhes, que quase sempre nos esquecemos, como o limpador de para-brisa, por exemplo.


As palhetas do limpador precisam de cuidados, uma vez que são itens fundamentais para a segurança dos ocupantes do veículo. O recomendado é que elas sejam trocadas a cada seis meses, pois sua eficiência vai se perdendo com o passar do tempo. Entretanto, se o veículo costuma ficar muito exposto a intempéries, a vida útil das palhetas tende a diminuir.
Para saber se as palhetas estão funcionando corretamente basta acioná-las. Se estiverem deixando ranhuras e trilhos e não limpando com eficiência o para-brisa, saiba que está na hora de trocá-las. Se estiverem duras ou trincadas, é fundamental que haja a troca também.
A troca pode ser efetuada por você, já que muitos locais cobram caro pelo serviço. Continue acompanhando nosso post e saiba como realizar o procedimento.

Passo a passo para trocar o limpador de para-brisa

Antes da troca, é preciso verificar qual modelo é compatível com o seu carro. Essa informação pode ser coletada em alguma concessionária, com um mecânico de confiança ou até mesmo na própria caixa do produto.

Veja como é simples fazer a substituição:
• Levante o braço do limpador e em seguida solte a trava. Algumas palhetas são parafusadas, outras são somente encaixadas.
• Para instalar a palheta nova, basta inverter o processo, ou seja, encaixe-as novamente no braço do limpador até perceber que estão travadas.
Após instaladas, teste as palhetas jogando água sobre o vidro do carro. Se a limpeza for uniforme e sem barulhos a troca foi realizada com sucesso. Evite usar o limpador de para-brisa quando os vidros estiverem secos. Para conservar o item por mais tempo, é recomendado manter sempre que possível, o reservatório dos lavadores cheio e com o aditivo limpador de vidro adequado.
Que tal economizar ainda mais? Além da troca do para-brisa, você pode lavar o motor do seu carro em casa. Para ficar por dentro de mais dicas basta continuar acompanhando todas as nossas atualizações.