Seguro

Tudo sobre a tabela FIPE

Quero vender meu carro? Uns 36k? Mas de onde tiramos isso? Um amigo meu acabou de vender o dele por esse valor. É igual ao seu. Você já olhou na tabela FIPE? Vamos conhece-la. Então podemos consultar preços que vigoraram a partir de janeiro de 2001, mas como será que a FIPE chega nesses valores?

tabela fipe
Veja o que teremos sobre a Tabela FIPE.

Neste artigo sobre a tabela FIPE, você vai aprender:

O que é a Tabela FIPE?

O que significa FIPE?

Em que se baseia a Tabela FIPE?

Seguir os valores da FIPE é obrigatório?

Como consultar a tabela FIPE?

Como funciona a tabela FIPE

O que é tabela FIPE?

A tabela FIPE é uma média de mercado e é muito utilizada na hora de fazer seguros, financiamentos e negócios. Você vê nas propagandas e contratos: “Pagamos Tabela FIPE”.

A Tabela FIPE, mostra os preços médios do mercado brasileiro, apuramos os preços dos veículos para o seguimento de carros e utilitários, a partir do ano modelo de 1985. Para caminhões e micro-ônibus, a partir do ano modelo de 1981. Já para motos, triciclos e quadriciclos, a partir do ano modelo de 1990.

Lembrando que para caminhão apuramos apenas o valor dos chassis cabine de cada marca modelo e versão. Nos casos dos veículos 0KM, apuramos o preço médio dentro de uma versão com opcionais básico intermediário e completo.

O valor da Tabela FIPE é uma média que reflete os preços anunciados pelos vendedores. No caso dos veículos semi-novos e usados. É captado os preços de um mesmo veículo ofertado a partir disso, é excluído os valores muito baixos e muito altos, portanto a média calculada é entre a grande maioria dos preços levantados.

São desconsiderados veículos para vendas especiais como veículos para revenda, para frotista, para o governo, blindados personalizados com conversão de motor e veículos transformados. Veículos de fabricação própria e marcas não consolidadas no mercado ou de importação independente ou ainda veículos de teste também são desconsiderados.

O preço da Tabela FIPE é um valor de referência. Então é possível aplicar sempre que possível fatores de correção. Esses fatores você mesmo determina na hora de fazer o negócio, considerando o estado de conservação do veículo, a quilometragem e os equipamentos
Você, provavelmente, já ouviu falar sobre a tabela FIPE, não é?

Saber o que ela é, como funciona e onde consultá-la é muito importante, especialmente se você vai comprar ou vender um veículo usado ou seminovo, uma prática muito comum no Brasil.

Pensando nisso, separamos algumas informações mais importantes a respeito da tabela FIPE para que você entenda como ela funciona e, principalmente, saiba como consultar e ter uma base do valor do seu veículo (ou do veículo que você quer comprar). Confira!

Conheça mais sobre os pacotes de serviços da Ituran que reúnem monitoramento e seguro veicular.

O que significa FIPE?

A sigla FIPE significa Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e, como essa fundação é uma das principais referências no mercado de venda de veículos seminovos ou usados, a tabela leva esse nome. Ou seja, é a FIPE que realiza as pesquisas e por meio delas disponibiliza a tabela para consulta.

A FIPE é uma prestadora de serviços tanto para o governo quanto para as empresas privadas. A tabela FIPE é, na prática, um compilado com o preço médio de veículos, que leva em consideração alguns aspectos, como ano, marca e modelo.

Em que se baseia a Tabela FIPE?

A tabela FIPE é baseada em dados coletados sobre preços de carros, caminhões e motos de veículos novos, seminovos e usados.
Com esses dados, os preços que se diferenciam muito do mercado são excluídos, seja porque estão acima ou porque estão abaixo da média do mercado.

Os valores que permanecem passam a fazer parte da média criada e divulgada na tabela, para cada tipo de veículo, de acordo com o modelo, a marca e o ano de fabricação.

Como a tabela FIPE é atualizada todos os meses, ela se tornou uma das principais fontes para empresas, governos e cidadãos. As lojas e revendedoras de veículos seminovos ou usados, geralmente, também tomam como base os valores dessa tabela.

No caso do governo, os valores da tabela FIPE servem para o cálculo dos impostos, como o IPVA. Já para as empresas privadas, a tabela é usada, sobretudo, pelas seguradoras de veículos, que utilizam os dados para definir as apólices de seguro.

Seguir os valores da FIPE é obrigatório?

Não. Se você está em vias de comprar um veículo seminovo ou usado, e o valor dele está acima do indicado na tabela, saiba que os valores disponibilizados na tabela são apenas uma média dos preços do mercado. Em outras palavras, a tabela FIPE oferece valores de referência, que podem ou não ser acatados pelo vendedor ou pelas revendedoras.

Como consultar a tabela FIPE?

Mesmo que não sejam valores obrigatórios, tomar como base a tabela FIPE traz inúmeras vantagens. Assim, se você vai comprar ou vender um veículo usado ou seminovo, confira essa tabela antes de fechar o negócio.

Como funciona a tabela FIPE

Já parou para se perguntar em que se baseiam para propor o valor médio de um carro? A Tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – é o referencial de preços para compra e venda de produtos no mercado brasileiro, o que inclui veículos de todos os portes. Mas além de sua aplicação em vendas, a tabela tem outras funções úteis para o procedimento. Quer saber como funciona e como usar a tabela FIPE à seu favor?

Como dito, a tabela serve como base para o valor do automóvel. Os preços aplicados podem variar de acordo com diversos fatores: região, conservação, cor, acessórios ou qualquer outro fator que possa demandar oferta/procura por um determinado veículo.
Outros serviços também podem se originar a partir da tabela.

A Ituran, por exemplo, baseia-se nos índices FIPE para indenizar seus clientes nos serviços de seguro automotivo – consulte as especificações para cada tipo de contrato para saber mais. A tabela FIPE também oferece a base para o calculo de IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores).

É sempre importante lembrar-se que, ao contratar um seguro que leva em consideração os valores apresentados pelo Instituto, a indenização é feita sobre o valor apresentado no mês de pagamento.

Quer saber mais? Assista o vídeo Tabela FIPE: tudo sobre o preço de mercado dos veículos no nosso canal do Youtube.

Gostou do conteúdo?

Conheça mais sobre a Ituran! Acompanhe a gente através do Instagramfacebook e Youtube.