Dicas

Dirigir na chuva: Como guiar com segurança

As fortes chuvas que atingem principalmente as regiões Sul e Sudeste durante os meses de verão representam perigo e exigem atenção redobrada dos motoristas. Entre os maiores riscos que envolvem dirigir na chuva estão a baixa aderência, visibilidade e os alagamentos.

Para evitar os riscos ao dirigir na chuva é necessário seguir algumas regras básicas de direção defensiva. Segundo especialistas, a melhor prática para se manter seguro em situações adversas como os dias de chuva é ter foco e atenção redobrados para antecipar as situações de perigo. Confira abaixo cinco dicas para evitar riscos ao dirigir na chuva:

Diminua a velocidade e mantenha-se no controle

Para dirigir na chuva é essencial andar mais devagar. Se você estiver correndo e sofrer aquaplanagem será muito difícil recuperar o controle do carro, por isso dirija bem abaixo da velocidade máxima permitida para a via.

Atenção aos equipamentos de segurança

Tenha certeza que seu carro, pneus, freios, limpadores, estejam em perfeitas condições de uso. Já falamos sobre a importância da manutenção preventiva, mas quando enfrentamos dias de chuva isso é ainda mais fundamental.

Mantenha distância

Em dias de chuva, o ideal é manter uma distância de 10 metros do carro a sua frente. Além de evitar colisões, adotar essa prática ainda ajuda a verificar a quantidade e profundidade de poças.

Evite manobras arriscadas

Em dias de chuva, você deve evitar manobras arriscadas, pois sua visibilidade é muito menor do que em dias comuns. Apenas realize esse tipo de manobra se ela for realmente necessária para manutenção da sua segurança.

Cuidado com os alagamentos

Passar por trechos alagados é arriscado, por isso evite rotas que apresentem algum histórico de enchente. Durante ou após as chuvas, é importante buscar informações em aplicativos, internet ou pelo rádio para escolher o caminho que evite áreas de risco.

Independente da temperatura, é imprescindível saber que as chuvas podem chegar a qualquer instante. Sabendo disso, a atenção deve ser redobrada, uma vez que os acidentes de trânsito tendem a aumentar nesse período.

A chuva pode prejudicar a visibilidade dos condutores, assim como a aderência dos pneus na via, portanto alguns cuidados básicos são fundamentais.

Verifique todos os componentes do carro antes de dirigir na chuva

Vale lembrar que quanto mais forte a chuva, menos visibilidade você terá. Sendo assim, é importante estar preparado para enfrentar a situação. Verifique se todos os componentes do carro estão funcionando corretamente, em especial o limpador de para-brisas e os botões de acionamento do desembaçador de vidros.

Aproveite para fazer uma revisão no sistema de ventilação interna, no reservatório de água, na tubulação e nas peças de acionamento das palhetas. Com o tempo elas tendem a ressecar, por isso merecem atenção redobrada. Se estiver alto, o farol pode impactar de maneira negativa nos dias chuvosos, já que dificulta a visibilidade do motorista que está à frente ou aqueles que vierem no sentido contrário. O recomendado é usar o farol baixo, que além de obrigatório nas estradas, serve como um grande aliado nos dias chuvosos.

Aquaplanagem

A chuva ininterrupta é a grande causadora da aquaplanagem, ou seja, uma camada de água se forma entre a estrada e o pneu. Quando essa água se mistura à fuligem deixada na estrada pelos escapamentos dos veículos, o carro passa a não ter mais contato direto com o asfalto. Se os rastros dos carros à sua frente se fecham rapidamente é notável a formação da aquaplanagem.

Para evitar riscos, mantenha uma distância dos veículos que seguem à sua frente, procurando manter sempre o seu carro em linha reta. Se a aquaplanagem for inevitável, jamais use o freio de forma brusca. A dica é pressionar o pedal de modo leve e em vários pulsos. Não pise fortemente, pois essa ação pode travar as rodas, o que certamente vai causar um acidente.

Os pneus do carro devem estar calibrados, aproveite para verificar se os sulcos dos pneus estão dentro das normas de segurança. Se a chuva estiver muito forte, procure parar em um local seguro e aguarde até que diminua por completo.

Acompanhe mais algumas instruções:

• Diminua a velocidade;

• Redobre a atenção para dirigir;

• Observe se a palheta do limpador de para-brisa está em bom estado de funcionamento;

• Utilize o farol baixo;

• Mantenha distância do veículo à sua frente;

• Faça revisões sempre que possível no veículo;

• Antes de sair, verifique se todos os componentes do carro estão em ordem;

• Sempre utilize pneus em boas condições;

• Evite utilizar o pisca alerta com o carro ainda em movimento;

• Se precisar estacionar, opte por um local que tenha postos de gasolina;

Além dessas dicas, é importante que você respeite as leis de trânsito. Algumas medidas simples podem fazer toda a diferença. Acompanhe nosso post que dá dicas sobre educação e habilidade no trânsito. Em caso de dúvidas sobre nossos produtos ou se deseja informações, basta nos contatar.