Dicas

Veículo parado muito tempo? 5 dicas de como evitar maiores problemas

Devido a pandemia, foi necessário fazer o isolamento social para evitar a proliferação do vírus. Por conta disso, os carros também não estão sendo tirados da garagem, porém, a manutenção do carro permanece sendo de extrema importância e fundamental. 

Com a importância desse tema, neste artigo trouxemos um guia de como fazer para evitar maiores problemas com o veículo parado muito tempo. 

Porque o veículo parado muito tempo pode gerar problemas?

Geralmente, as pessoas imaginam que um veículo parado não tem como gerar muitos problemas porque não está sendo utilizado, mas ao contrário do que pensam, esse veículo parado muito tempo pode dar mais problema do que se imagina.  

Todas as partes do automóvel são pensadas e planejadas para que ele ande, isso é até um pouco óbvio, mas pensando mais a fundo todas as suas peças, fluidos e sistemas são desenvolvidos para esse fim, quando essa ação não está acontecendo, tudo fica vulnerável ao desgaste, o que pode causar problemas como: 

  • os pneus esvaziam e o peso do veículo deforma sua borracha e deixam frágeis;
  • oxidação do combustível, o que pode causar acumulo de resíduo no fundo do reservatório;
  • perca da capacidade de lubrificar e refrigerar o motor por conta do envelhecimento do óleo;
  • bateria fraca;

Todos esses problemas são consequência do mesmo motivo: veículo parado muito tempo. Isso acontece porque mesmo não sendo utilizado ele permanece sujeito aos efeitos do tempo e do clima, além mesmo da própria poeira.

Veículo parado muito tempo pode gerar muitos problemas, incluindo te deixar na mão quando você mais precisa.
Carro parado sem manutenção pode te deixar na mão quando mais precisar.

5 dicas para evitar problemas com o veículo parado muito tempo!

Por sorte, essa deterioração pode ser solucionada com os cuidados preventivos, ou seja, uma soma de ações que podem ser realizadas afim de prevenir, de maneira eficaz, qualquer efeito que o tempo possa causar, prejudicando assim o veículo parado muito tempo.

É valido lembrar que, essas dicas são super importantes para colocar em prática antes que o carro fique parado. Caso o carro já esteja na garagem por muito tempo, o ideal é levar o veículo em um profissional de confiança para te ajudar a checar o estado de conservação do automóvel.

As dicas que vamos trazer aqui são simples, rápidas, práticas e econômicas, a fim de que você realize todos esses procedimentos sem sair da garagem.

São elas:

Combustível

Geralmente, esse não é um ponto que as pessoas costumam se preocupar, mas deveriam, a gasolina tem prazo de validade. Os atributos químicos por um tempo se mantém, porém, ao longo de um mês mais ou menos, ela começa a perder a sua qualidade. Quimicamente essa deterioração é muito comum, a gasolina começa a apresenta impurezas e resíduos que entopem o filtro do combustível, além de que, quando o carro está parado os danos começam a surgir nos bicos injetores do motor. Para tentar escapar dessa situação, o indicado é abastecer uma quantidade suficiente para ser consumido entre uma semana até 15 dias.

Água no escapamento

Com o carro parado por muito tempo, a água começa a acumular no sistema de escape, ocasionando vários danos, como a corrosão do abafador do escapamento, que mesmo em pouco tempo acaba formando buraco no sistema de escape, causando problemas inclusive no silenciador e catalisador do carro.

Limpeza do Ar Condicionado

O ar condicionado é um item indispensável dos veículos atualmente, esse é um acessório capaz de resfriar o ambiente, porém isso também causa humidade nos dutos de ventilação interna, portando é extremamente necessário realizar a limpeza correta ou até mesmo fazer a troca do filtro de ar, pois o ar condicionado sem esses cuidados pode ocasionar na criação de fungos, bactérias e diversos outros microorganismo que provocam problemas respiratórios.

Calibragem dos pneus

É importante pontuar que o ideal é que mesmo com o carro na garagem os pneus se mantenham cheios, como são formados por borrachas, e na parte interna possuem uma circunferência de metal que ajuda a garantir resistência e as dimensões corretas, quando os pneus ficam murchos e o peso do carro fica por muito tempo sobre as rodas, o metal começa a perder sua forma, e quando a mesma perde a forma pode danificar os pneus dianteiros e perder o balanceamento. 

Também é valido caso necessário, realizar os rodízios dos pneus no veículo parado muito tempo, caso veja que alguns já estão mais gastos que os outros. 

Tente liga-lo uma vez na semana 

Ligar o veículo ao menos uma vez na semana e andar com o mesmo uns 20 minutinhos, no próprio bairro mesmo, irá garantir que o óleo e o líquido de arrefecimento mantenham as boas condições do motor, isso vai evitar que a bateria descarregue e que o carro te deixe na mão no momento que você mais precisar.

Agora você já sabe, se for manter o carro parado na garagem, siga essas dicas, todos esses cuidados irão de ajudar a preservar as qualidades essenciais do seu carro. É valido pontuar que todas elas, se realizadas de maneira preventiva com certeza irão garantir o devido funcionamento do carro no momento de voltar a rotina. Já a manutenção corretiva, geralmente, acaba saindo mais cara. Por conta disso sempre tente antecipar o surgimento do problema, isso com certeza te trará bem menos dor de cabeça.

Você também pode ir atras de algum produto que disponibilize pequenas manutenções no seu veículo, a Ituran possui o Ituran com Seguro Carro que possui adicionais como esse e muitos outros.

Essas dicas foram para te ajudar com todas as questões do seu veículo parado muito tempo, visando garantir seu funcionamento no momento em que a rotina voltar ao normal. Gostou desse conteúdo? Para mais dicas confira outros posts no nosso blog e entre no nosso site para saber mais sobre nossos produtos.