Gestão de Frotas

Telemetria veicular: O que é? E como ela pode ajudar a gestão de frotas!

A telemetria veicular é uma tecnologia que possibilita um acesso remoto a informações de um ou mais veículos. Por meio de um sistema de gestão de frotas que coleta os dados gerados por cada veículo. 

O sistema de telemetria veicular, ou abreviando, a telemetria é um jeito prático para que o gestor de frota consiga fazer seu trabalho de uma maneira mais eficaz e ágil.  

Quer entender mais como ela pode ajudar sua frota? Acompanhe! 

telemetria veicular
Vantagens da telemetria veicular para a sua gestão de frotas.

O que é telemetria veicular?

Para introduzirmos esse assunto de maneira correta, vamos começar realmente do início. Telemetria veicular, segundo o dicionário significa “Arte de medir as distâncias”.

Mas o que isso significa afinal?

Isso significa que a telemetria é uma tecnologia que permite a coleta de dados a distância, disponibilizando informações de um veículo e até mesmo de uma frota inteira. Esse sistema além de colher informações como a localização do veículo, a distância percorrida, quantas vezes parou, consumo de combustível, entre outras coisas.

A telemetria também faz o armazenamento desses dados, disponibilizando-os para os gestores da frota, e a partir disso esse gestor consegue tomar decisões que o ajudem na otimização das operações, traçando assim estratégias mais eficientes para o seu negócio.

Como a telemetria veicular funciona?

Existem duas maneiras que o sistema de telemetria funciona: da maneira analógica e a digital. Cada uma tem sua especificidade, e vamos explicar a seguir.

Telemetria analógica

Na telemetria analógica os sensores devem ser instalados em partes pré-determinadas do veículo, ou seja, os sensores precisam estar conectados efetivamente na parte do veículo que será monitorada, envolvendo diversos fios que serão espalhadas na parte interna do mesmo.

Para que a leitura aconteça, é realizada uma estimativa de rotação por minuto, e esse cálculo e feito com os dados dos pulsos emitidos pelo sensor, que são baseadas em calibrações já relacionada a cada tipo de veículo. Isso também é utilizado no monitoramento do hodômetro, que é o equipamento que mede a distância percorrida de um ponto a outro.

Ainda que necessite de uma ligação sincronizada dos vários sensores existentes e também de ser necessário que a calibragem seja realizada periodicamente, a telemetria analógica possua o benefício de possibilitar o encontro descomplicado de sensores compatíveis com todos os automóveis, até mesmo com os modelos mais antigos.

Telemetria digital

Na telemetria digital o maior aliado é o computador de bordo, pois ele permite a captação de dados do veículo a partir de mecanismos padronizados, que facilitam a fiscalização.

Nos veículos maiores como caminhão, todos os dados gerados podem ser coletados através de uma rede chamada CAN (Controller Area Network), ela disponibiliza o trafego do veículo por meio de um computador de bordo.

O CAN consegue captar a performance do veículo de diversas maneiras, permitindo até constatar algum tipo de falha mecânica. Essa identificação ágil, possibilita a busca rápida pela solução do problema, realizando rapidamente o reparo e evitando assim maiores dor de cabeça, além de ajustar o gestor de frotas a manter a segurança dos motoristas.

Além disso, ao contrário do modelo analógico, não é necessário instalar o digital em mais de um sensor, ele funciona plenamente apenas com um par de fios conectados. Outro ganho é o fato de que as informações concedidas são mais assertivas e completas.

Quais as vantagens da telemetria veicular?

A telemetria veicular pode te ajudar nos seguintes pontos:

  • Economicamente;
  • Valorização da equipe;
  • Mais segurança;
  • Gestão eficiente;

Vamos falar sobre cada um desses pontos abaixo. 

Economicamente

O acesso as informações que o equipamento disponibiliza permite que o gestor de frota consiga quantificar os gastos em combustível, por exemplo, dessa maneira é possível analisar rotas e itinerários que podem fazer a sua frota gerar menos gastos. Além disso, também é possível se antecipar a problemas, com a telemetria digital o gestor possui acesso a informações de eventuais problemas que podem acontecer com o veículo, e com esses dados, é presumível a solução antecipada do problema, evitando assim gastos maiores. 

Valorização da equipe 

Como já vimos, a telemetria das informações de como os motoristas estão conduzindo os veículos, se estão seguindo as rotas indicadas, se estão acelerando muito os veículos causando o alto gasto de combustível, se estão operando com a direção defensiva, se os pontos de parada foram combinados, entre outros. São com esses dados que é possível reconhecer quais são os motoristas mais eficientes e responsável e gratifica-los por esse bom trabalho. Dessa mesma maneira é possível identificar os que não estão seguindo essas diretrizes e assim conversar sobre os cumprimentos das mesmas. Os motoristas de frotas que são bem treinados e seguem as regras trazem excelentes resultados para as suas seguranças e para a economia da empresa. 

Mais segurança 

Com a tecnologia da telemetria veicular também é possível diminuir os acidentes. Além de ser possível identificar a velocidade, o aparelho através do computador de bordo emite mensagens indicando que o motorista desacelere.

A segurança com relação aos roubos dos veículos ou das cargas também conseguem ser resolvidos de maneira mais fácil e tranquila por conta da telemetria. Quando perceber comportamentos incomum dos veículos, distanciamento da rota original ou até mesmo uma velocidade muito acima da liberada, é possível desligar o motor e até mesmo trancar as portas de maneira remota.

Gestão estratégica

Um dos benefícios primordiais da telemetria é proporcionar informações sobre os veículos e frotas. Esses dados são de máxima importância, pois possibilita para o gestor de frotas um maior controle e uma visão ampla dos acontecimentos que o permitem tomar medidas estratégicas com mais rapidez e respaldo. Toda essa facilidade resulta em definis métodos mais ágeis e eficientes, economizando os gastos desnecessários da empresa e a tornando mais competitiva no mercado.

Onde contratar a telemetria veicular?

Atualmente, existe diversos locais que oferecem esse tipo de serviço. Na ituran é possível contar com a telemetria que através de uma transmissão de dados em tempo real, vai ajudar o gestor a identificar o modelo de condução dos motoristas orientando a uma direção mais segura. E também com a telemetria avançada que foi criada para frotas mais complexas, na qual é necessária uma gestão detalhada de todos os fatores e custos ajudando a reduzir custos desnecessários de toda a frota. Saiba mais no site da Ituran e conheça todas as vantagens do Ituran Fleet.