Gestão de Frotas

Ituran Fleet: Gestão de Frota eficiente!

Um dos temas mais discutidos dentro do segmento de frotas nos últimos anos é o avanço e a consolidação de soluções tecnológicas para o benefício da tarefa de gerir uma frota.

Por meio de uma gestão de frota eficiente e com as ferramentas tecnológicas corretas é possível ter acesso à localização dos veículos, aos dados e parâmetros em tempo real quanto à maneira de condução, além da possibilidade de gerar relatórios detalhados sobre manutenção preventiva e rotinas da frota. Esse acompanhamento significa um controle maior das atividades diárias e resulta em custos de operação menores a empresa.

Manutenção no momento correto

Dentro da gestão de frota, um sistema de controle eficaz te fornece informações suficientes para realizar o plano de manutenção preventiva e corretiva, para que a frota sempre possa performar todo o seu potencial e evite imprevistos.

Estas funcionalidades são fundamentais para grandes frotas, nas quais o controle e as realizações das manutenções preventivas são mais difíceis. O Ituran Diagnostic é um exemplo da capacidade de mensurar parâmetros mais completos e profundos de cada veículo, aumentando a segurança e a economia.

É possível monitorar informações como:

  • Pressão dos pneus;
  • Nível e temperatura do óleo;
  • Rotação e temperatura do motor;
  • Quantidade de combustível no tanque;
  • Uso do freio;
  • Quilometragem e velocidade real do veículo.

De posse dessas informações, o gestor da frota consegue programar antecipadamente a parada do veículo para a realização de serviços de manutenção sem prejudicar o andamento das operações da empresa. Além disso, o Ituran Diagnostic ajuda a reduzir os defeitos mecânicos enquanto o veículo está em uso.

Outro ponto importante a se destacar é a oportunidade de medir a distância percorrida pelo veículo.

Com essa informação em mãos é possível controlar a distância percorrida pela sua frota e comparar com o consumo de combustível. Assim, é possível identificar com facilidade qualquer situação que não condiga com o padrão estabelecido.

Mudanças na cultural organizacional da empresa

As análises resultantes destes relatórios, a partir da tecnologia de gestão de frota são fundamentais para a mudança organizacional na empresa. Assim é possível analisar o desempenho dos motoristas, trabalhar o processo de educação ao volante e monitorar a performance de cada um.

Uma das principais ferramentas para controle de velocidade e modo de condução é o Ituran Safety, que tem como objetivo monitorar a maneira de dirigir para que os motoristas conduzam de forma econômica e, sobretudo, segura.

A ferramenta faz a identificação do motorista por meio do chaveiro iButton e passa a acompanhar as ações e manobras realizadas durante o percurso. Um algoritmo do software consegue comparar o modo de condução de todos os motoristas da frota e elabora um ranking com os melhores. De posse deste ranking, a empresa pode:

  • Realizar programas de segurança e conscientização;
  • Fazer campanhas motivacionais com premiações para os melhores motoristas;
  • Identificar as principais infrações e erros cometidos

Um bom sistema de gestão de frota tem a capacidade de mostrar exatamente quais são os gargalos e os possíveis fatores críticos ao negócio. Esses pontos nos quais a empresa sofre com o desperdício de tempo e dinheiro afetam diretamente no planejamento estratégico para os departamentos.

Conheça as soluções para frotas da Ituran e encontre o produto perfeito para te auxiliar na gestão da sua frota de veículos.

E inegável que o consumo de combustível é um dos maiores gastos de qualquer corporação. O controle sobre o abastecimento é imprescindível para diminuir os índices de utilização e aumentar o desempenho da frota, além de identificar possíveis problemas e falhas no processo.

Dicas para gestão de frota

A identificação é o primeiro passo de qualquer processo de fiscalização de frotas. Sem identificar cada um dos veículos, fica bem mais difícil fazer um bom controle deles. Identificando cada um dos modelos, seus respectivos anos de fabricação, a média de consumo de combustível e o motorista, é possível fazer o controle individualmente.

Preze por uma frota homogênea

Uma frota com o maior número possível de veículos iguais garante maior facilidade no monitoramento das equipes. Isso acontece porque fica mais fácil criar um padrão de desempenho, identificando qualquer alteração ou unidades fora dos parâmetros.

A imagem mostra veículos brancos alinhados um ao lado do outro
A Telemetria Ituran vai ajudar o gestor a identificar o modelo de condução dos motoristas orientando a uma direção mais segura. Créditos: Shutterstock

Capacite a sua equipe

Os colaboradores que trabalham na sua frota têm papel fundamental nos índices de consumo de combustíveis. Investir na capacitação de sua equipe ajuda a reduzir maus hábitos e aumentar a eficiência.

Abasteça com combustível de qualidade

O melhor a se fazer é escolher postos de combustível confiáveis. Negociar diretamente com as distribuidoras pode garantir muito mais economia, facilidades e opções diferenciadas de pagamento.

Um software de gestão de frota garante um melhor controle operacional para redução de custos e otimização da gestão da sua frota.

Agilidade e automatização de processos

Qualquer bom sistema de automatização tem a capacidade de diminuir ou, até mesmo, eliminar possíveis falhas causadas por ações humanas. Isso também garante, por meio de relatórios, que as decisões a serem tomadas pelo gestor passem a ser definidas de maneira mais estratégica e dinâmica.

Gostou do conteúdo? Compartilhe este artigo para que outras pessoas também possam se beneficiar destas orientações. Comente abaixo o que achou, deixe sugestões e continue nos acompanhando para mais informações úteis. 

Conheça mais sobre a Ituran! Acompanhe a gente através do Instagramfacebook e Youtube.