Artigo

Ar condicionado automotivo: Como utilizar de forma correta e quais suas diferenças.

Embora o ar condicionado digital e o ar condicionado automático tenham as mesmas funções, temperatura de exibição, velocidade e seleção do difusor na tela, apenas o modelo automático pode ajustar intuitivamente esses fatores, enquanto o modelo digital requer assistência manual para ajustar adequadamente estas condições. Se for um ar condicionado automotivo automático, só é possível selecionar a temperatura desejada do carro para concluir a configuração.

Há algum tempo, os ar condicionado digitais atraem cada vez mais fã e há muito tempo, estes aparelhos deixaram de ser um luxo popular. Eles são sinônimo de conforto e até segurança, mas como tudo na vida, esse tipo de equipamento está em constante evolução.

Tudo sobre Ar Condicionado Automotivo

Ar Condicionado automotivo: Quais as diferenças?

O Ar condicionado digital é mais preciso, porque a temperatura necessária para a cabine do carro pode ser ajustada de 0,5°C em 0,5°C. Ele fornecerá automaticamente a velocidade da temperatura selecionada, a melhor distribuição de ar, a direção do fluxo do ar e a temperatura necessária e correta. Em alguns sistemas, os passageiros não dependem apenas do motorista, todos podem controlar o ar condicionado de acordo com suas preferências.

Na maioria dos casos, a cabine do carro pode resfriar muito, mas o vento não atinge o motorista. Isso pode ser um filtro reverso, falta de higiene ou uma limpeza completa no sistema de ar condicionado do veículo.

Um truque importante para prolongar a vida útil de um ar condicionado automotivo é liga-lo ao menos uma vez por semana, durante 5 minutos, para evitar que fungos, ácaros e outros hóspedes prejudiciais apareçam na tubulação do sistema. Então, desligue o ar condicionado e deixe o ventilador funcionar por apenas dois minutos e, em seguida, pare o carro na garagem. Essa estratégia pode prevenir a umidade. Substitua o filtro a cada seis meses ou no máximo até um ano.

Nos modelos de veículos equipados com ar condicionado automotivo automático, você só precisa selecionar a temperatura ideal para o carro e deixar o sistema integrado fazer o trabalho sozinho. Esse sistema consegue intuir para quando a cabine já está fria e então diminua a circulação de ar. Quando são detectados poluentes ou o veículo começa a reverter, sistemas mais avançados também podem fechar a entrada de ar para evitar que os gases de escape sejam inalados.

Como por exemplo em carros chineses em que o ar condicionado pode ser controlado por meio do sistema multimídia, o que dá a impressão de que o dispositivo é automático. No entanto, alguns modelos encontrados no mercado, podem selecionar a temperatura com precisão, portanto, o motorista não pode selecionar automaticamente ventiladores elétricos, difusores e recirculadores. O que mudou é o conforto a bordo.

Como usar todas as funções do ar condicionado automotivo?

Veja aqui quais são as maiores dúvidas sobre todas as funções de ar condicionado automotivo.

Preciso desligar o ar condicionado automotivo antes de ligar o carro?

Antigamente, sim. Era bom desligar o ar condicionado antes de dar a partida. Porém, os carros mais modernos, isso já não é mais necessário. Em todo caso, o fabricante sempre recomenda ligar o ar condicionado automotivo pelo menos uma vez por semana, mesmo no inverno para evitar o ressecamento da mangueira

Mas quando for desligar o carro, é melhor desligar o ar condicionado antes de parar, para que não acumule umidade, o que também pode causar odores desagradáveis, então é mais eficaz ligar o ar quente por alguns minutos antes de desligar o motor. Especialmente se o carro ficar estacionado por vários dias ou semanas, faça-o.

O ar quente funciona junto com o ar condicionado automotivo?

Para usar o ar quente você pode usar só ventilação e deixar o ar condicionado desligado, ou utiliza-lo até mesmo juntamente com o ar condicionado ligado. Aí se o sistema for analógico é só mover o seletor para as linhas vermelhas ou se for digital selecionar uma temperatura mais alta. A vantagem é que o ar condicionado remove a umidade então além de quente, o ar vai ficar seco.

É importante você saber que junto com o ar condicionado automotivo você não só pode como deve usar esse seletor, pois o comportamento de ligar e desligar frequentemente o ar condicionado, interfere no consumo do combustível.

O correto é usar o seletor e escolher uma temperatura que fica mais agradável. Ou mais amena.

É melhor usar ar condicionado para desembaçar o vidro na chuva? 

Em dias chuvosos, os especialistas sempre recomendam que use ar condicionado para desembaçar as janelas. Isso porque ele pode remover a umidade do ar da cabine. Se o ambiente do carro ficar muito frio, use o seletor de temperatura e defina uma temperatura agradável, pois o ideal é não ligá-lo e desligá-lo toda vez que precisar embaçar e desembaçar o vidro.

Se eu precisar de mais potência do motor, posso desligar o ar condicionado automotivo?

Se você precisar de mais força no motor, por exemplo para uma subida, você pode sim desligar o ar condicionado, isso porque o compressor, usa a potência do motor e reduz a força que vai para as rodas. É por isso que quando você deliga o ar condicionado, nota-se um ganho de força imediato, mas especialmente em modelos com motores menores. 

Quais os cuidados com o ar condicionado automotivo?

realizar uma viagem de carro com o conforto de ar condicionado é muito bom, mas para não prejudicar o pleno funcionamento do ar condicionado é necessário alguns cuidados no mínimo a cada seis meses, e essa manutenção deve ser feita sempre por profissionais qualificados.

Veja quais os defeitos mais comuns que podem aparecer no ar condicionado automotivo:

  • Defeito no ventilador do condensador;
  • Defeito no compressor;
  • Surgimento de maus cheiros;
  • Vazamento de gás refrigerante;
  • Fusível do compressor queimado;
  • Correia do compressor com defeito;
  • Falta da correia do compressor;

Gostou do conteúdo? Compartilhe este artigo para que outras pessoas também possam se beneficiar destas orientações. Comente abaixo o que achou, deixe sugestões e continue nos acompanhando para mais informações úteis. 

Conheça mais sobre a Ituran! Acompanhe a gente através do Instagram, facebook e Youtube.