Seguro

Brasil: Chuva provoca alagamento em diversas regiões.

A chegada do verão, traz consigo o período de chuvas e temporais. Não bastasse o caos provocado pelas pancadas de chuvas repentinas, os motoristas ainda têm de estar atentos aos alagamentos. Para Larissa Campagner, coordenadora técnica do Conselho de Política Urbana (CPU) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o motivo destes alagamentos é que os grandes municípios brasileiros não foram planejados para respeitar os ciclos hidrológicos da natureza. A evaporação das águas e, depois, as precipitações que atingem as cidades.

Segundo ela, o normal seria a água se infiltrar no solo, para depois desembocar nos córregos e rios, que então correm para o mar. No entanto, quando a chuva chega no espaço urbano, a água cai sobre no solo impermeável e não consegue se infiltrar, pois nossos canais e rios estão canalizados. Essas águas, em grande quantidade e velocidade, escorrem para as sarjetas e galerias, que não conseguem suportá-las”.

De acordo com dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, que compila informações de chuva desde 1995, dezembro tem, em média, 185,6 mm chuva; janeiro, 258,5 mm; fevereiro, 210,1 mm; e março 179,6 mm.

Diante do risco que representam alagamentos, o CGE chama a atenção para que os motoristas fiquem atentos às orientações transmitidas pela Prefeitura nos momentos de chuva, por meio dos canais de comunicação e que evitem, na medida do possível, sair quando ocorrerem temporais.

Brasil: Chuva provoca alagamento em diversas regiões.
Ruas alagadas em todo Brasil.

O que fazer para se prevenir em caso de chuva?

Como medida preventiva, o CGE orienta a população a manter telhados e calhas em ordem, desobstruir ralos e não jogar lixo nas ruas, em encostas, córregos, margens de rios ou áreas verdes, para evitar que estes materiais provoquem o entupimento de bueiros e canais de drenagem.

Para os motoristas, o CGE recomenda que evitem transitar em ruas alagadas, pois a água pode ter aberto crateras submersas. Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.

Outra maneira de prevenção é obter serviços que consigam te deixar mais tranquilo caso algo aconteça, na Ituran com a cobertura completa do Rastreador com Seguro de Perda Parcial você possui proteção para diversas ocorrências, inclusive, alagamento.

Veja abaixo como agir em caso de alagamento no trânsito.

  • Fique atento à altura da água: Caso esteja na frente de uma área alagada e a água estiver acima do pneu do carro, não arrisque! Se for possível, faça um retorno. Caso não seja possível voltar, estacione em um local que não atrapalhe o trânsito de outros veículos, saia do carro e procure um local seguro, de preferencia mais alto e que não tenha risco de inundação.
  • Procure mais sobre os históricos de inundações: Se os locais que você sempre passa ou irá passar no dia de chuva possui chance de inundação, procure alguma rota alternativa.
  • Muito cuidado com os buracos: Nessas épocas de chuva pode acontecer dos pavimentos apresentarem mais buracos que o normal. Como geralmente não é possível perceber isso em áreas alagadas, o ideal é reduzir a velocidade para evitar acidentes e danos ao veículo.
  • Manutenção do veiculo em dia: No asfalto molhado a aderência do pneu no chão é menor, então mantenha sempre a manutenção do veiculo em dia. São as fissuras do pneu que ajudam a manter o controle do veículo, e lembre-se ao se deparar com áreas alagadas, diminua a velocidade e sinalize. Além disso, nunca freie nesses trechos, pois essa atitude pode causar o efeito de aquaplanagem.
  • Fique atento: Em algumas regiões a agua sobe rapidamente, por conta disso, fique atento aos sinais. Em qualquer sinal de alagamento procure um local seguro.

O verão é uma época com altas temperaturas, e por conta disso vem as chuvas intensas. Ou seja, nessa estação do ano, o número de enchentes aumenta significativamente devido as fortes chuvas que causam grande volume de água nas ruas e ambientes urbanos que possuem um sistema de drenagem ineficaz. Por esse motivo, tome um cuidado redobrado no transito , para sua segurança e dos demais.

Gostou do conteúdo? Compartilhe este artigo para que outras pessoas também possam se beneficiar destas orientações. Comente abaixo o que achou, deixe sugestões e continue nos acompanhando para mais informações úteis. 

Conheça mais sobre a Ituran! Acompanhe a gente através do Instagramfacebook e Youtube.