Dicas

Multas: Como transportar bagagens sem risco?

Uma pergunta para você que viaja de carro e costuma carregar malas e pacotes no banco do passageiro. Você acha que fazer o transporte dessa forma é certa ou está sujeita a multas?

Já que esta pergunta é resultado de muitas dúvidas dos motoristas brasileiros. Então vamos descobrir se pode ou não, levar bagagens no banco de trás e como levá-las.

Posso receber multas por excesso de bagagens?

Essa é uma daquelas infrações que poucas pessoas conhecem, mas que é considerada grave, pois não é permitido carregar nenhum tipo de bagagem no banco traseiro. Carregar bagagem na parte de trás do carro pode render 5 pontos na carteira de habilitação e custar R$ 195,23 ao bolso do motorista.

O Código de Trânsito Brasileiro, o CTB fala que o transporte de carga em um veículo destinado ao transporte de passageiros, deve ser realizado dentro do porta-malas do veículo e seguir algumas normas estabelecidas pela Resolução 349 do CONTRAN.

Mas por que isso?

O legislador que elaborou esta resolução, pensou na segurança dos usuários componentes no veículo. Imagine que se houver um acidente e há ali objetos soltos dentro do carro e estes objetos podem ser arremessados e podendo machucar os passageiros daquele veículo. É dentro desta perspectiva que não é permitido levar volumes fora do porta-malas.

O código de trânsito legisla que se for levar malas no bagageiro do veículo, que é o local em cima do carro, ele não pode ultrapassar a altura de 50 cm.

Existem situações, em que por mais que as condutoras e condutores se preocupem em arrumar as bagagens dentro do porta-malas, por diversas vezes, permanece a falta de visibilidade a partir do retrovisor central do carro.

Nos casos de transporte de bicicletas, não é permitido que ela cubra a placa de identificação do carro. Para estas situações, fica obrigatório que haja uma segunda placa, localizada ao lado direito do veículo e lacrada pelo DETRAN, importante dizer. Além de um suporte próprio para a bicicleta.

Por fim, a bicicleta não pode exceder a largura do veículo, pois a carga transportada, deve ser conforme à ele para não exceder a dimensão do veículo.

Andar com segurança eu vou que a segurança não costuma falhar

Nas épocas de férias e de por o pé na estrada é importante também ter cuidado com a bagagem. Colocar bagagem no banco de trás é passível de multa e muito perigoso, pois no caso de um acidente, todos os objetos soltos dentro do carro pode ser arremessado pela inércia.

Nessas situações malas e recipientes carregados mesmo que estejam presos pelo cintos de segurança representam um grande risco aos ocupantes do veículo. Principalmente em impactos fortes ou capotagens

Qual é a força de impacto dos objetos soltos dentro de um veículo em caso de acidentes?

  • Mala de 5 kg – Força do Impacto 60 kg
  • Guarda-chuva de 415 gr – Força do Impacto 5 kg
  • Celular de 150 gr – Força do impacto 1,5 kg
  • Cadeira de segurança mal instalada de 8 kg – Força de impacto 100 kg

Parece bobagem, mas fazer uma lista de tudo o que será necessário para a viagem é importante. Isso dá uma noção do que será transportado e assim, saber onde colocar cada objeto. Além de se ter uma ideia real se haverá espaço o suficiente para colocar tudo.

Como levar carga na caçamba?

Para transporte de carga na caçamba do veículo, o ideal é que você deixe o objeto sempre o mais próximo da cabine do motorista, para que ela fique presa e sempre respeitando o peso e o limite de largura do objeto. Lembrando de deixar o mais próximo possível do assoalho para que o centro de gravidade não tenha tantas alterações.

Distribua a carga na caçamba de forma que um objeto sirva de apoio para o outro. Objetos na caçamba devem estar sempre bem presos e fixados com tirantes nos apoios que já existem de fábrica e que suportem a carga do objeto a ser fixado..

Sempre utilize o máximo de pontos possíveis na caçamba para que você distribua bem esta carga e fixe ela o melhor possível dentro da caçamba. Então o ideal é que utilize caixas de transporte, redes, condas, para fixar bem a bagagem e em casos de objetos pequenos utilize separadores.

Gostou do conteúdo? Compartilhe este artigo para que outras pessoas também possam se beneficiar destas orientações. Comente abaixo o que achou, deixe sugestões e continue nos acompanhando para mais informações úteis. 

Conheça mais sobre a Ituran! Acompanhe a gente através do instagramfacebook e twitter