Dicas

Câmbio de carro: Vantagens e desvantagens de cada tipo.

Saiba tudo sobre Câmbio de Carro.

O câmbio de carro é um conjunto fundamental do seu carro, ele funciona como um multiplicador de força do motor e também é a peça que sofre mais desgaste, pois ao passar de uma quantidade considerável de quilometragem é natural que ele exija alguns cuidados, seja o carro manual ou automático.

Saiba que a opção mais econômica é sempre a manutenção preventiva. Quando você começar a ouvir ou perceber algum tipo de fluído diferente, corra para oficina! Assim, os prejuízos serão menores.

É bom ficar atento com todas as alertas de desgastes da transmissão:

  • O primeiro defeito que o câmbio de carro costuma avisar é a colocação de marchas que não se encaixam
  • Após essas dificuldades das colocações de marcha, você vai sentir o cheiro de queimado. Alguns veículos contam com um radiador para a caixa de marchas, que esfria o óleo e ajuda a transportar o calor para da transmissão.
  • Fiquem atentos com os vazamentos de óleo, caso presenciar alguma mancha na sua garagem ou no local que você estacionou, procure com urgência um mecânico, você pode achar que é o óleo do motor (que merece a mesma atenção), mas também tem a hipótese de ser o fluido da transmissão. O composto é utilizado tanto em transmissões manuais quanto automáticas.
  • Não deixe de visualizar seu painel todas as vezes que você ligar seu carro, os ícones exibidos sempre indicam os problemas que o seu carro está passando, caso acenda algo que você não tenha conhecimento, somente um especialista resolverá o defeito.

Câmbio de carro manual: sinais de que não está bem

Todo proprietário de carro com câmbio manual sabe que este importante item tem suas características peculiares quanto aos níveis de desgaste e os sinais que indicam que as coisas não vão bem. Afinal de contas, quando se analisa a quantidade de vezes em que a marcha é trocada ao longo do tempo de uso do automóvel, chega-se a um número extremamente alto.

E se considerarmos que a cada troca de marcha, seus componentes se desgastam, havemos de concluir que alguns defeitos ou sinais de mau funcionamento são inevitáveis. Pensando em te ajudar, separamos algumas dicas para identificar os sinais de que o câmbio manual do seu veículo não está nada bem. Confira e tire as suas dúvidas:

Quando a marcha arranha antes de engatar

Tirando algumas raras exceções, na maioria das vezes quando você pressiona a embreagem da maneira correta e percebe que a alavanca “arranhou” no momento do engate, certamente existe algum problema dentro do câmbio. Quando o ruído de arranhão acontece em uma marcha específica, é sinal de que algum mecanismo dessa marcha se encontra danificado.

Geralmente, esses sinais podem ser causados pelo desgaste do anel sincronizador, do garfo que movimenta a engrenagem, da luva de engate ou, até mesmo, falta de óleo na transmissão. Para identificar, leve seu carro a um profissional de confiança.

Barulho de grilo que some quando pisa na embreagem

Este sinal pode indicar falta de lubrificação no rolamento da embreagem, que tem a função de empurrar o platô do sistema de embreagem. Nesse caso, a única solução possível é a troca do rolamento, já que este componente é blindado. A troca apenas do rolamento, apesar de possível, não é indicada pelos especialistas. O mais indicado é realizar a troca de coto o kit de embreagem.

Quando as marchas escapam com o carro em movimento

Se você está com o seu carro em movimento e a marcha engatada até que em algum momento ela escapa e volta para o ponto morto sem fazer barulhos estranhos, o problema pode estar no trambulador. Para quem não conhece, o trambulador é o item responsável por enviar para o câmbio o movimento que o motorista realiza com a alavanca.

Arranque com trepidação

Trepidação durante o arranque é um dos principais sinais de que a embreagem está com problemas. Isso significa que existe um desgaste no disco, prejudicando a acoplagem entre com o volante do motor. Verifique também os coxins, que têm a função de filtrar as vibrações do motor.

Quando a alavanca se movimenta durante o arranque

Mais um sinal do desgaste dos coxins. Com sua sustentação desgastada, é possível que o câmbio se movimente durante o arranque e esse movimento é percebido e transmitido quando atinge a alavanca.

Câmbio de carro automático: Precisa trocar óleo da caixa?

O câmbio automático é um equipamento confortável para muitos motoristas que sentem dificuldades com câmbio manual. Hoje em dia esse tipo de equipamento é muito apreciado pelos amantes do mundo automotivo.

Porém, a troca de óleo deve ser feita do câmbio de carro automático?

Existe uma questão fundamental em que tem relação com os sistemas de câmbio tradicionais, pois ao utilizar um conversor de torque, o óleo hidráulico é o centro de todas as funções da transmissão automática, podendo não apenas acionar a troca de marchas, mas também proteger o equipamento, reduzindo o atrito e baixando a temperatura.

Portanto, o óleo de transmissão é crucial para a vida útil da caixa de câmbio, incluindo sistemas como CVT e até mesmo embreagens duplas automáticas. No mercado, a substituição ou suplemento do óleo da transmissão automática varia de acordo com a marca ou fabricante da transmissão. Alguns não requerem comunicação, enquanto outros requerem suplementos regulares.

Gostou do conteúdo? Compartilhe este artigo para que outras pessoas também possam se beneficiar destas orientações. Comente abaixo o que achou, deixe sugestões e continue nos acompanhando para mais informações úteis. 

Conheça mais sobre a Ituran! Acompanhe a gente através do Instagramfacebook e Youtube.