Dicas

Como fazer baliza? 3 etapas para estacionar com segurança.

Como fazer baliza, é uma pergunta que aterroriza desde motoristas iniciantes, e até mesmo os condutores com muita experiência ao volante. Muitas pessoas só treinam e aprendem essa manobra especialmente para a prova do Detran. Apesar disso, mesmo com um resultado positivo depois do teste, muitos evitam estacionar o carro em vagas em que exijam alguma dificuldade.

Quem está começando o processo de habilitação pode confundir como fazer baliza com outras formas de estacionar. No entanto, o termo se refere apenas à manobra de estacionar de ré entre dois veículos ou entre dois objetos.

Na prova de rua ou exame de direção, o teste da baliza pode acontecer de duas formas: em algumas cidades, nas quais o exame acontece na rua, em meio ao movimento normal de outros veículos, as balizas são feitas entre carros, reproduzindo uma situação comum no cotidiano dos futuros condutores habilitados. Em outros lugares, no entanto, são usados cones ou outros objetos para simular a delimitação do espaço.

No dia a dia, essa prática acaba sendo muito comum, já que a disputa por vagas em estacionamentos é cada vez mais acirrada, principalmente sabendo que o número de veículos cresce significativamente no Brasil.

No Brasil, o processo para se tornar um condutor habilitado é extenso. São exigidas 20 horas/aulas teóricas e 45 horas/aulas sobre a prática da direção. Depois de tudo isso e de passar pelo pagamento de taxas e pelos exames médicos), ainda será necessário passar pelas provas, tanto a teórica quanto a prática.

Como fazer baliza
Veja a maneira ideal de fazer a baliza!

Como fazer baliza no exame do DETRAN?

No exame prático, ou prova de rua, fazer uma baliza é um dos procedimentos obrigatórios. Geralmente, o candidato tem até três chances de fazer a baliza perfeita. Se não conseguir, será reprovado no exame e terá que prestar uma nova prova outra vez.

Ter cuidados com seu veículo nunca é demais. Muitas pessoas compram um bom carro para ter conforto, mas nem todos que sabem dominam o ato de dirigir.

Antes de começar a manobra é importante se ater a alguns cuidados para não se prejudicar e prejudicar o carro ao lado da vaga. Direção segura é quando dirigimos para nós e para o próximo. Então vamos às recomendações.

Antes de estacionar um veículo, verifique as placas de sinalizações. Caso parar o veículo em frente de garagens ou esquinas, você pode levar multas a partir de R$ 130,00 e 4 pontos na carteira.

Ao estacionar, diminua a velocidade e não freie bruscamente, pois as manobras precisam de movimentos seguros entre o freio e a embreagem. Assim você não corre o risco de bater nos veículos do seu lado.

Caso for estacionar de ré, olhe para os retrovisores no lado esquerdo e ao lado direito e certifique-se que não há pessoas ou animais atrás.

Fique atento, pois dependendo do local, os espaços entre as calçadas e ruas podem ser curtos, olhe nos retrovisores se tem árvores, postes, colunas por perto, então assim seu carro não sofrerá nenhum tipo de avaria.

Ao estacionar em shoppings, mercados ou aeroportos, fique atento com as placas de regulamentação, pois elas mostram o tempo certo que você deve ficar no local;

Ao estacionar, não esqueçam de deixar o seu carro em paralela ao meio fio, isso significa que quanto mais próximo o carro estiver da calçada, melhor.

Atualmente muitos carros têm o sensor de proximidade que aumenta a precisão do movimento e dá mais segurança ao estacionar em qualquer lugar. Se a dificuldade para estacionar permanecer mesmo, após muita repetição e seguindo estas dicas, caso seu carro não tenha um sensor de ré, a compra e a instalação deste aparelho pode otimizar o seu dia-a-dia.

Para você não passar por esses constrangimentos, a Ituran criou um passo a passo para você se tornar um expert em como fazer baliza.

De forma resumida, para começar a responder como fazer baliza, é importante posicionar seu carro lado a lado com o carro da frente, mas com seu retrovisor suavemente mais à frente. A dica é deixar o eixo traseiro do seu carro alinhado com o para-choque do carro ao lado. Depois disso, vire todo o volante para o lado da calçada, engate a ré e movimente o carro.

Entre de ré na vaga até que o seu farol dianteiro fique alinhado com o para-choque traseiro do carro da frente. Também é necessário enxergar de seu retrovisor esquerdo o farol direito do carro de trás, se isso estiver ocorrendo, estamos no caminho certo.

Vire o volante no sentido contrário. Ao fazer isso, a parte da frente do carro desliza e encaixa na vaga. Então, é só ajeitar o carro.

Se ainda restou alguma dúvida, confira o passo-a-passo a baixo de como se comportar ao volante para realizar uma baliza perfeita.

Como fazer baliza? Veja o passo a passo!

Dirigir bem é uma habilidade adquirida, sobretudo, com a prática. No caso das balizas, conhecer algumas técnicas pode simplificar e muito, o processo. Por isso, fizemos um passo a passo sobre como fazer essas manobras sem maiores problemas.

Alinhando o carro

Alinhando o seu carro: a forma correta e mais simples de alinhar o carro para uma baliza entre dois veículos é alinhando ao meio fio, de forma que sua posição fique paralela ao veículo da frente.

Esse passo inicial é muito importante, já que dele dependem todos os passos seguintes. É fundamental lembrar-se de acionar a seta do veículo, indicando, para os outros condutores, que você entrará na vaga.

Regulando espelhos

Regulando os espelhos do seu carro: verifique se os retrovisores de ambos os veículos se alinham entre si. Quando estiverem bem próximos e lado a lado, é hora de mover um pouco o seu carro para frente.

Girando o volante

Girando o volante: neste passo, o único procedimento a ser feito é girar todo o volante no sentido da vaga, ou seja, do espaço no qual você pretende estacioná-lo. Em outras palavras, se você quer estacionar o seu carro do lado direito da via, o volante deve ser girado para a direita. Simples, não é?

Entrando na vaga

Entrando na vaga: para entrar na vaga, será preciso engatar a marcha à ré, movendo o veículo para trás (apenas um pouco). O seu carro deve estar posicionado de um modo que o farol dianteiro esteja paralelo à traseira do carro que está estacionado em frente.

Para saber se você conseguiu esse posicionamento, identifique se pode enxergar, pelo retrovisor da direita, o farol dianteiro do carro que está estacionado atrás. Se você o ver é porque o seu carro está na posição ideal.

Desvirando o volante e o ajustando à vaga: nesse passo, é hora de girar completamente o volante do seu carro para o lado oposto e mover o seu veículo em marcha à ré até que ele, de fato, entre na vaga. Depois disso, é só deslizar sutilmente o seu carro, ajustando à vaga. É importante lembrar que a distância ideal entre um carro e outro deve ser de aproximadamente 20 centímetros

Agora que você já sabe como fazer baliza, é hora de colocar em prática tudo o que aprendeu. Se fizer o seu exame de rua em seguida, lembre-se de procurar manter a calma. Com a mente tranquila, será muito mais fácil realizar as manobras e tudo o que for solicitado pelo seu avaliador.

Gostou do conteúdo? Compartilhe este artigo para que outras pessoas também possam se beneficiar destas orientações. Comente abaixo o que achou, deixe sugestões e continue nos acompanhando para mais informações úteis.

Conheça mais sobre a Ituran! Acompanhe a gente através do Instagram, facebook e Youtube.