Artigo

Entenda a diferença entre: Seguro Auto, Proteção Veicular e Rastreador!

Saber qual a diferença entre Seguro Automotivo, Proteção Veicular e Rastreador é um passo fundamental para decidir qual é a melhor modalidade para proteger o veículo de possíveis sinistros sem sofrer impactos financeiros inesperados. 

Para te ajudar na escolha, neste artigo, vamos esclarecer as diferenças básicas entre as três. Discutiremos como funciona cada uma, suas vantagens e o que é preciso levar em conta antes de decidir entre seguro auto, proteção veicular e o serviço de monitoramento ou rastreamento. Confira!

Qual a diferença entre Seguro Auto, Proteção Veicular e Rastreador?

O Seguro Auto tem como objetivo principal cobrir os danos causados no carro, garantindo coberturas contra acidente, colisões, incêndio entre outras coisas. É um contrato entre o proprietário do veículo e uma seguradora regulamentada pela SUSEP, no qual o contratante paga um valor mensal que garantem o ressarcimento de possíveis prejuízos (previstos na apólice). 

A Proteção Veicular é uma associação entre diversos proprietários de veículos, que possui fundo de reserva que tem como base o pagamento mensal, e funciona basicamente como um rateio para pagar o conserto dos veículos envolvidos no sinistro. Este serviço é polêmico pois, ao contrário dos seguros automotivos, não é fiscalizada pela SUSEP e por conta disso não possui nenhuma garantia de comprimento do contrato. 

O sistema de Rastreamento veicular é um equipamento que instalado no automóvel, e faz uso da tecnologia de geolocalização para indicar com precisão a posição exata do veículo, onde quer que esteja. Algumas empresas fornecem o serviço de Rastreamento Veicular unido ao Seguro, essa é uma opção excelente para quem procura o serviço de rastreamento, mas a apólice de um seguro regulamentado pela SUSEP.  

A Ituran consegue oferecer esse serviço com o valor mais atrativo para o consumidor, pois somos líder em recuperação veicular e isso diminui o custo do seguro para o usuário e para a seguradora, unindo assim, o mesmo dos dois mundos. 

Vantagens e Desvantagens entre: Seguro Auto, Proteção Veicular e Rastreador.

Seguro Auto  

Vantagens: O usuário tem acesso à uma apólice e nela fica descritos os deveres e as responsabilidades, tanto da seguradora quanto do cliente. Caso ocorra um imprevisto, os riscos são de responsabilidade da seguradora (com base nas coberturas do contrato), e os eventuais custos são transferidos para ela. Tudo isso regulamentado pela SUSEP. 

Desvantagens: Os custos de um seguro auto podem ser extremamente altos, uma vez que diversos fatores são analisados além do veículo em si. E a franquia, que é  valor que o contratante deve desembolsar caso ele se envolva em um sinistro com o carro e precise acionar a seguradora. 

Proteção Veicular  

Vantagens: A proteção veicular costuma levar vantagem em relação ao valor pago mensalmente, além disso ela não possui analise de perfil, ou seja, contempla grande parte daqueles que não são aceitos pelas seguradoras. 

Desvantagens: A proteção veicular não é obrigada a oferecer garantias ou obedecer a prazos, ou seja, sua garantia de proteção é dada apenas por um contrato simples, no qual associados e cooperativa se comprometem a responsabilizar-se mutuamente pelo veículo. Além de não ser regulamentado pela SUSEP. 

Rastreamento Veicular 

Vantagens: O rastreamento veicular, além de indicar onde está o seu carro, oferece serviços de assistência 24 horas, ele aumenta consideravelmente as chances de recuperação dos veículos, diminuindo as perdas financeiras. E algumas empresas como a Ituran fornecem um monitoramento veicular também pelo celular através do nosso aplicativo Ituran Digital. Esse equipamento tende a reduzir as apólices, uma vez que as seguradoras têm uma chance bem maior de encontrar o veículos após um roubo. 

Desvantagens: É necessário se deslocar para realizar a instalação do equipamento, algumas empresas fazem a cobrança de taxa para essa instalação. Já a Ituran, realiza a instalação grátis e caso você prefira não se deslocar, por uma taxa é possível realizar a instalação domiciliar. 

E agora, qual escolher?

Investir em qualquer uma das três opções deve ser uma escolha planejada e que caiba no seu bolso, mas encontrar a melhor empresa para realizar a cotação é a melhor opção.  

Nós da Ituran, que somos líder em recuperação veicular, oferecemos o serviço de Rastreador com Seguro, onde você pode contar com assistência 24 horas, E nos casos em que o veículo não é localizado a Seguradora indeniza em até 100% da tabela FIPE do veículo. E você ainda pode contratar coberturas adicionais para Perda Parcial, Perda Total, Terceiros ou incluir serviços de reparo.

Tudo isso do jeito que você precisa, com o valor que você pode pagar.