Gestão de Frotas

Dicas sobre frete e transporte de pequenas cargas

A prestação de serviço de frete e transporte de pequenas cargas permite que o profissional atue em diversos segmentos. No momento de escolher qual a opção ideal para o seu dia a dia, é necessário levar em consideração a perspectiva de custos e ganhos, a quantidade de horas que pretende trabalhar, as empresas que deseja atender, a quantidade de carga que o veículo consegue comportar, entre outros pontos. 

Veja abaixo algumas áreas de operação de quem realiza o frete e transporte de pequenas cargas: 

frete e transporte de pequenas cargas
O setor de mudança domina o mercado de transporte de pequenas cargas.
  • Mudança: As mudanças de residência são o que dominam esse mercado, que com certeza trazem uma grande oportunidade para esse nicho, principalmente para os empreendedores. Pessoas que possuem um carreto de mudança, conseguem trabalhar apenas com mais uma pessoa e fazer diversas viagens por dia. Porém, além disso, é possível atender empresas, principalmente as de evento, já que elas transportam moveis e de decorações e sempre necessitam desse tipo de serviço. 
  • Encomendas: Atualmente, o serviço de terceirização de entrega e distribuição está cada vez maior, principalmente quando falamos do setor de e-commerce. Para esse segmento tanto carro, motos, vans, quanto caminhões menores podem fazer entregas e transportas as mercadorias sem problemas. Algumas empresas do setor, tem optado por fechar contratos com empresas terceirizadas para realizar a entrega dos pedidos, para que consiga fazer mais entregas, por um valor mais baixo do que os normalmente usados. 
  • Encomendas urgentes: Para esse serviço, a agilidade é algo fundamental. Geralmente, as cargas urgentes devem ser feitas por motos ou utilitários menores, mais conhecidos como veículos urbanos de carga, esses são os veículos mais procurados para transporte de pequenas cargas. Nessas situações é possível enxergar dois lados, uma delas é a organização da logística e a rapidez necessária para esse tipo de serviço, e o outro é que geralmente esse tipo de entrega é mais cara, aumentando o frete e rendendo um lucro maior ao profissional. 

Como divulgar o serviço de frete e transporte de pequenas cargas?  

Não é novidade que para que o seu negócio seja visto, a divulgação é um ponto essencial, para o serviço de frete e transporte de pequenas cargas não é diferente, para conseguir atrair clientes e outras empresas é necessário criar uma estratégia de comunicação.  

Para isso, separamos algumas dicas de estratégia que podem ser adotas para aumentar a visibilidade do seu negócio. Veja abaixo: 

Comunicação visível

Opte por locais com bastante acesso para estacionar seus veículos, principalmente se você trabalha com carreto de mudanças, estacionar em vizinhas e perto de condomínios são sempre boas opções.  

Folders e cartões de visita

Um bom investimento para o serviço de frete e transporte de pequenas cargas são os cartões de visita e os folders para distribuir em alguns locais estratégicos, prédios, residenciais e comercio próximo desses locais com certeza podem te ajudar a aumentar a carteira de potenciais clientes; 

Placas

As Placas publicitárias com o contato da sua empresa são sempre funcionais, coloque em lugares que tenha visibilidade, e preferência com uma frequência grande de pessoas, quanto mais gente ver a sua divulgação, melhor. 

Redes Sociais

Cada dia que passa as redes sociais se tornam cada vez mais importante para a divulgação do trabalho. Ela é a melhor opção para que você consiga se comunicar com o maior número de cliente possível e de locais diferentes. Para isso, crie um perfil profissional na rede, faça posts, informe os seus contatos, conte sobre o que você faz e peça para seus clientes te ajudarem divulgando o seu serviço. Além disso, você pode participar de grupos que procuram profissionais e informar também os seus contatos por lá, sempre tem alguém precisando, fazer isso no mínimo uma vez por semana pode ajudar no seu negócio. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe este artigo para que outras pessoas também possam se beneficiar destas orientações. Comente abaixo o que achou, deixe sugestões e continue nos acompanhando para mais informações úteis. 

E conheça mais sobre a Ituran e IturanFleet! Acompanhe a gente através do Instagramfacebook e Youtube.