Sem categoria

Seguro com cobertura contra terceiros ou RCF-V: como funciona?

Garantias de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V) é a cobertura conhecida popularmente como cobertura contra terceiros. Entenda tudo sobre essa cobertura que já existe no Ituran com Seguro Carro da Ituran, e agora acaba de chegar para o Ituran com Seguro Moto

O que é a cobertura contra terceiros? 

De maneira geral, a responsabilidade civil é uma obrigatoriedade presente na lei, afim de reparar outra pessoa por algum incidente. Ou seja, em um acidente veicular, por exemplo, o causador do acidente é obrigado a arcar com o reparo dos danos causados. 

Sendo assim, o seguro contra terceiros é aquele que ressarce ao consumidor o dinheiro gasto para reparar o carro de um terceiro que está envolvido em um sinistro ou o valor que é referente às suas despesas médicas.  

De acordo com a Susep, já que existem seguros obrigatórios, como o Seguro do Trânsito – Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), o seguro contra terceiros deve ser contratado a segundo risco. Ou seja, ele deve ser acionado no momento que o prejuízo causado pela ocorrência exceder ao valor coberto pelo seguro obrigatório. 

Vale lembrar que o DPVAT tem como fim dar suporte às vítimas de acidentes de trânsito apenas em casos de morte, invalidez permanente e despesas de assistência médica e despesas suplementares (DAMS). Essa cobertura não deve ser solicitada para pagamento de gastos com os bens materiais. 

Qual é a cobertura RCF-V ou cobertura contra terceiros? 

Quem gere o RCF-V são as Circular 27/84 e Circular 106/99, da Susep. Esse é um tipo de cobertura que pode ser básica ou completa. E nos documentos, consta que as principais garantias oferecidas pelo seguro contra terceiro são: 

  • danos materiais: ressarce os danos envolvendo colisões, consertos, manutenção, perda total, entre outros; 
  • danos corporais: está relacionado a reparação de danos físicos que o terceiro tenha sofrido, que necessitem de cuidados médicos, internações, cirurgias, entre outros. Em alguns casos, pode prever cobertura para cobrir indenizações em caso de falecimento da pessoa; 
  • invalidez permanente: é utilizado para indenizar o terceiro que tenha ficado incapacitado para o trabalho de forma permanente; 
  • defesa processual: prevê a chance de utilização do seguro para arcar com as custas de processos na esfera cível e penal, decorrentes de acidente. Isso compreende custos advocatícios e indenizações por danos morais. 

Porém, as seguradoras podem elaborar as condições que acreditam ser as mais relevantes para seus produtos. Claro, respeitando as leis que regem os seguros de automóveis. Levando em consideração a liberdade que as empresas possuem, vale a pena o consumidor conferir a apólice escolhida antes da contratação do serviço, pois é na apólice que conta os valores da cobertura e o que a mesma cobre. 

Um ponto interessante é fechar com empresas como a Ituran, que oferece o Ituran com Seguro, que é o Rastreador Ituran com Seguro tanto para Carros quanto para Motos que é fruto de parcerias com grandes Seguradoras:  Aliro (uma marca Liberty Seguros), HDI Seguros, Liberty Seguros, MAPFRE Seguros e Tokio Marine Seguradora. Ou seja, você irá fechar com uma empresa que pode trazer o melhor de cada seguradora. 

Por exemplo, a cobertura RCF-V da Ituran para o Ituran com Seguro Moto é uma parceria da Ituran com a Tokio Marine Seguradora. 

Como acionar a cobertura contra terceiro?

Quando acontece um acidente de trânsito, o condutor deve procurar saber primeiramente quais as condições físicas dos ocupantes dos veículos envolvidos. Caso exista vítimas, é importante que registrar um boletim de ocorrência (B.O) 

Com esse registro em mãos, o motorista fica com a responsabilidade de entrar em contato com a sua seguradora, para comunicar o acontecimento e também solicitar o acionamento da cobertura contra terceiros. 

Nesse contato a empresa te comunicará quais os procedimentos internos para acionar essa cobertura/reembolso. Depois disso, é feita toda uma entrega de documentos obrigatórios, e existe um prazo informado pela empresa para o pagamento da indenização. Todos os tramites nesse caminho são realizados com o segurado e a seguradora. 

Como funciona a franquia da cobertura contra terceiros?

Uma dúvida comum entre os motoristas é se é necessário realizar pagamento de uma franquia quando o seguro contra danos a terceiros for acionado. A resposta é: Fique atento à sua apólice, para conferir o tipo de contratação e também como funciona o valor dos ressarcimentos que o seguro para terceiros garante. 

Gostou do conteúdo?

Conheça mais sobre a Ituran! Acompanhe a gente através do Instagramfacebook e Youtube.