Gestão de Frotas

Evolução da Frota de Carros no Brasil. Entenda!

A frota de carros é um relevante sistema de gerenciamento, o qual por meio de agrupamentos de certos meios de transporte, são comandados por um gestor, e que tem feito muito sucesso aqui no Brasil. Entenda mais sobre o universo da frota de carros no país e os tipos de frotas corporativas.

Entenda mais sobre a evolução de Frotas no Brasil.

​Evolução das frota de carros: Nú​mer​os no Brasil.

De acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores, em 2018, a frota brasileira obteve um crescimento de 1,9% em relação ao ano anterior.

De 2009 até 2018, houve uma evolução representativa com aumento de 29 para 44,8 milhões sem quedas, o que representa o potencial desse mercado.

Assim, em 17 anos (entre 2004 e 2020), a quantidade de veículos subiu 175%, chegando a 108 milhões em 2020.

Esse aumento é representado em número com contabilização de 44,80 milhões de unidades circulantes em 2018, desde automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.

Esse grande progresso está relacionado com fatos como:

  • Crescimento Econômico
  • Mudanças de Hábitos
  • Tendências de Mercado

Quais os tipos de frota que podemos encontrar?

  • Frota de Carros Própria: Composta por carros comprados pela empresa – ou seja – ativos. Todos os direitos e responsabilidades dos veículos pertencem a ela;
  • Frota de Carros Terceirizada: Os carros pertencem à determinada empresa durante um período (de acordo com o contrato junto do fornecedor);
  • Frota de carros alugada: A companhia aluga carros para utilizar por um período curto – dias ou semanas;
  • Frota de carros leve: Frota composta por veículos de passeio, focada para pessoas que precisam de carros para tarefas menores e deslocamentos de rotina.

É válido lembrar que a frota de motos no Brasil também está em crescente. Esse crescimento ocorre em todas as metrópoles brasileiras. No conjunto das 15 principais regiões metropolitanas o aumento foi de 315,4%, o que corresponde a um acréscimo absoluto de 3,9 milhões entre 2001 e 2012. Em média, foram adicionadas a frota metropolitana 327.411 motocicletas a cada
ano. Em São Paulo, o acréscimo foi superior a 1 milhão, o que representou um aumento relativo de 281,2% no número de motocicletas na metrópole paulistana.

Frota de Carros no Brasil: O que mais devemos saber?

Os automóveis que rodam o país possui uma idade média de 10,2 anos. Este estudo é feito com o intuito de medir como estão, em linhas gerais, as condições dos carros que circulam pelas ruas do Brasil.

Com esse aumento da idade dos veículos, é possível entender que nesse cenário há uma maior probabilidade de acidentes veiculares e elevação dos índices de poluição.

A média de idade da frota de veículos brasileiros não ultrapassa os 10 anos, desde 1995, quando ficou em 10,3. Esse número vinha decaindo com o passar do tempo, chegando a atingir os 8,6 em 2013. Por fim, o processo de diminuição ou alta da média de idade da frota está muito atrelado ao poder aquisitivo da população no momento. Por conta disso, em momentos de crise, é possível observar que o consumidor deixa de trocar de automóvel e de atualizar os modelos em circulação.

Por conta disso, a Frota de Carros se torna de extrema importância para ajudar a população nessa locomoção tão necessária.

O número de frotas têm crescido cada vez mais e a busca pelo desenvolvimento de tecnologias para melhorar as operações no setor também. Ituran Fleet oferece soluções inteligentes para aprimoramento da sua gestão de frotas. Conheça sobre os nossos serviços, acesse nosso site e conheça mais https://fleet.ituran.com.br/.

Gostou do conteúdo?

Conheça mais sobre a Ituran! Acompanhe a gente através do Instagramfacebook e Youtube.