Dicas

Quais são os tipos de insulfilm?

Você sabia que existe diferença entre os tipos de insulfilms? Aquelas películas escurecidas em que colocamos nos vidros do carro.  Hoje vamos falar deste assunto e que é muito importante, os benefícios em que ela pode trazer e como a lei se aplica sobre o insulfim. Por exemplo, você sabe qual é a transparência permitida?

As películas de insulfilm escurecem o vidro e reduzem o calor interno do veículo. Estes insulfilms também server como proteção contra vandalismo.

A lei que regulamenta o uso das películas escurecidas nos vidros dos carros, não mudou, pois o famoso insulfilm continua sendo permitido, mas é importante estudar o assunto antes de instalar no carro. Mesmo seguindo as regras de transparência, um pequeno descuido pode colocar seu veículo fora da lei.

A utilização de insulfilm pode ser por questão de estética, segurança ou conforto. Seja qual for a opção, saiba que existe uma grande chance do veículo estar em situação irregular, pois o Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN, estabelece limites para a transparência mínima do conjunto vidro-película.

Principalmente, porque hoje em dia, os carros normalmente já saem de fábrica com os vidros dentro deste limite, então qualquer película que for aplicada, pode deixar o carro fora dos parâmetros estabelecidos pela lei.

Mas afinal, o que estabelece a lei?

Legislação para tipos de insulfim

De acordo com a Resolução 254 do CONTRAN, ao instalar películas escurecidas, a transparência não pode ser inferior a 75% no para-brisa incolor, 70% no para-brisa colorido e nos vidros laterais dianteiros e 28% nos demais vidros.

Então na legislação em que o CONTRAN permite:

  • Nos vidros traseiros e as portas traseiras são permitidos até 28% de transparência, o que seria um insulfilm 20% de transparência.
  • As portas dianteiras ela é permitida até 70% de transparência e o corresponde a um insulfilm de 35% de transparência e o vidro para-brisas, 75%. Porém o para-brisas, todos os carros novos hoje, a transparência já é a de 35%, então seria proibido aplicar qualquer película no para-brisas

De acordo com as normas do CONTRAN, não é possível adicionar o mesmo insulfilm nos dois vidros laterais. Assim, as películas de insulfilm da parte dianteira, devem e só podem ser mais claras do que as películas da parte traseira. Se existe a vontade de colocar a mesma película da parte dianteira, na parte traseira do carro, também é permitido, menos no para-brisa.

Segundo o CTB, a infração pelo uso incorreto de insulfilm é considerada grave e pode acarretar multa de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira de habilitação. O CONTRAN determina ainda que a película deve ter obrigatoriamente, a chancela em que registra o nível de transparência, mas que para efeito de multa a aferição só pode ser feita com um luxímetro, aparelho já homologado pelo DENATRAN.

Porém poucos órgãos fiscalizadores contam com o equipamento no país e a vistoria acaba sendo feita literalmente no olho. Contudo, o alto de infração só pode ser feito, se for utilizado o luxímetro, não é permitido que pelo fiscal de trânsito simplesmente achar a película muito escura lavrar uma multa. O correto, seria que todas as empresas que fazem a colocação do insulfilm tenham um equipamento para chancelar a película no valor exato da tramitação luminosa daquele conjunto vidro-película.

Películas de insulfilm refletivas não são permitidas por lei, pois elas não atendem os requisitos de segurança exigidos pelos órgãos em que regulamentam o trânsito.

Principais tipos de insulfilm

Cada tipo de insulfilm tem uma finalidade diferente. Os principais filmes que encontramos no mercado hoje são filmes básicos, filmes avançados, filmes de segurança e filmes de para-brisa. Discutiremos cada opção em detalhes abaixo. Visão:

Insulfilme básico

É o insulfilm automotivo mais comum no mercado hoje. É o filme mais simples entre todas as opções e a espessura não é muito grossa. O nível de transparência dessa opção varia de 5% a 35%.

Insulfilme avançado

A diferença entre este insulfilm e outros insulfilms é o controle da temperatura. Ou seja, o produto possui tecnologia que ajuda a evitar uma absorção muito elevada de calor no interior do veículo. Além disso, esse tipo de filme de vedação de automóveis também pode prevenir os raios ultravioleta, que são prejudiciais à pele, e também pode causar o desgaste de peças do veículo. As opções de transparência variam de 5% a 50%.

Película de segurança

O filme de segurança possui características semelhantes ao filme básico e possui a mesma transparência. No entanto, a espessura é diferente. Ou seja, é mais espesso que outros tipos de camadas de proteção, portanto, em caso de atrito, pode proporcionar maior segurança no interior do veículo.

Insulfilm de para-brisa

O para-brisa afeta diretamente a visibilidade do caminho, portanto, uma película isolante de alta qualidade deve ser usada. Portanto, o produto para este local específico possui tecnologia para bloquear os raios ultravioleta para manter o veículo em temperatura moderada.

Não é recomendável que se faça a aplicação ou a remoção da película nos vidros automotivos em casa. É preciso utilizar ferramentas apropriadas para fazer a aplicação e a remoção da película. Além disso, vidros que possuem o filete térmico como vidro traseiro do veículo, pode ocorrer alguma obstrução nesta linha do desembaçador.

Ou seja, carros com vidros muito escuros agradam aos olhos de muita gente, mas pode ser sinônimo de problema. Sem falar que a película prejudica a visibilidade do motorista, principalmente à noite, e ainda complica a vida de terceiros, pois um carro com um vidro escuro parado em uma esquina, impede que outros motoristas tenham a visão adequada do cruzamento, podendo até causar acidentes.

Gostou do conteúdo?

Conheça mais sobre a Ituran! Acompanhe a gente através do Instagramfacebook e Youtube.