Artigo

Saiba aqui quais os 10 carros mais roubados ou furtados em São Paulo.

O primeiro semestre de 2022 já passou. E assim como acompanhamos durante todo esse período nos noticiários, os números de roubos e furtos são alarmantes. Em comparação com o mesmo período do ano de 2021 os primeiros seis meses de 2022 tiveram um aumento de 22,7% de roubos e furtos de carro, segundo o levantamento feito pela Ituran com base nos dados oficiais da Secretaria pública do governo paulista. 

Roubos e Furtos dispararam no primeiro semestre de 2022

Os dados da Secretaria Pública do governo paulista apontam que entre janeiro e junho de 2022, foram roubados ou furtados 44.229 veículos no estado de São Paulo, versus 36.027 quando comparado com o mesmo período do ano passado.  

Nosso gerente de operações, Rodrigo Boutti, aponta que uma das causas para o aumento das ocorrências tem a ver com a quantidade de veículos nas vias em comparação com o ano passado, já que no ano anterior, devido a disseminação do coronavírus havia uma quantidade menor de veículos na rua.  

Por conta do retorno de carros nas ruas, é previsto um aumento considerável na quantidade de ocorrências no segundo semestre e também para 2023. Que pode até superar os números prévios à disseminação do coronavírus. Pois além da maior quantidade dos carros nas ruas, os carros zero- quilômetros estão ficando cada vez mais caros e há uma escassez maior nas peças e componentes. Dessa maneira, com as frotas envelhecendo a demanda por busca de reposição para os veículos usados aumentando a busca de peças em desmanches ilegais. 

Os furtos atualmente estão maiores dos que os roubos

Nós dados coletados, algo que chama atenção é que, assim como no ano de 2021 o crime de furto permanece em alta. Quando observamos os dados 75,74% dos carros são furtados de seus donos sem o uso da violência, contra 24,26% são roubados. O Rodrigo Boutti aponta que a maneira como o crime acontece aponta a intenção do criminoso. Ou seja, quando a maior quantidade de crimes é de furtos isso demonstra que o interesse é no veículo e em suas peças, já nos casos de roubo a questão pode ser mais a ocasião. Muitas vezes, nesse último cenário os criminosos podem buscar o carro para cometer outros tipos de crime, ou para levar os pertences das vítimas. Sendo motivações diferentes. E outro ponto interessante é observar que geralmente, por conta de algumas tecnologias embarcadas no veículo os criminosos optam por rouba-lo ao invés de furta-lo. 

Agora que você já entendeu o processo de roubo e furto e como funciona a mentalidade dos criminosos, conheça quais são os 10 carros mais roubados ou furtados de São Paulo.

Você sabe quais os 10 carros mais roubados ou furtados de São Paulo?

O Ranking de Roubo/Furto é elaborado pela Ituran com base nos dados do SSP/SP.

Confira abaixo o ranking dos carros mais roubados ou furtados no primeiro semestre de 2022.

10º lugar: Chevrolet Prisma

813 unidades roubadas ou furtadas em 2022

9º lugar: Toyota Hilux

855 unidades roubadas ou furtadas em 2022

8º lugar: Volkswagen Fox

1.347 unidades roubadas ou furtadas em 2022

7º lugar: Chevrolet Corsa

1.589 unidades roubadas ou furtadas em 2022

6º lugar: Ford Ka

1.639 unidades roubadas ou furtadas em 2022

5º lugar: Fiat Palio

1.674 unidades roubadas ou furtadas em 2022

4º lugar: Hyundai HB20

1.717 unidades roubadas ou furtadas em 2022

3º lugar: Fiat Uno

2.357 unidades roubadas ou furtadas em 2022

2º lugar: Chevrolet Onix

2.525 unidades roubadas ou furtadas em 2022

1º lugar: Volkswagen Gol

3.175 unidades roubadas ou furtadas em 2022

Gostou do conteúdo?

Conheça mais sobre a Ituran ou faça uma cotação online CLICANDO AQUI.

Acompanhe a gente também através do Instagramfacebook e Youtube.