Dicas

Entenda tudo sobre a Nova Lei do Insulfilm

As películas para vidros, popularmente conhecidas como Insulfilm, geralmente são utilizadas para escurecer os vidros, reduzir o calor dentro do veiculo, proteger contra raios UV e estilizar o veículo, essa prática está cada vez mais popular no país.

E ao observar, podemos ver que é bem difícil ver um carro que não possua este acessório aplicado em seus vidros.

Atualmente, tem se tornado comum o uso de películas transparentes, que permite a total passagem de luz, porém reduz o calor e bloqueia os raios ultravioletas, fornecendo os mesmos benefícios da película escura, porém mantendo toda a visibilidade. Porém, como tudo que envolve veículos é necessário ficar atendo as mudanças dali com relação ao Insulfim e evite ser multado.

Quais as principais mudanças na Lei do Insulfilm?

Para que o tão recorrido Insulfilm não se torne algo que te de dor de cabeça, é necessário conhecer a legislação que está em vigor que trata das películas automotivas. Essas são algumas determinações:

  • Motorista poderá ser multado em R$ 195,23;
  • Somar cinco pontos na CNH;
  • Veiculo pode ser retido para regularização; ou,
  • Que o próprio condutor remoca a película para ser liberado pela autoridade de trânsito.

É importante lembrar que com essa nova mudança na Lei do Insulfilm, a presença de bolhas na área crítica da visão do condutor, é vedada. Isso quer dizer que, o para-brisa e os vidros laterais dianteiros não podem ter bolhas que acarretam o comprometimento da visão do motorista.

Mudança na passagem luminosa permitida

nova lei do insulfilm
Entenda sobre a transmitância luminosa do Insulfim.

A passagem de luz, ou transmitância luminosa é o percentual de luz que passa pelos vidros através películas.

Antes da alteração da lei, o índice de transmitância luminosa do para-brisa e vidros laterais dianteiros não poderia ser inferior a 75% para películas incolores e 70% para películas coloridas.

Com base na nova Resolução Contran 960/2022, essa distinção foi extinta e o percentual foi fixado em 70%, independentemente da cor da película.

Os demais porcentagens de transmissão de luminosidade permanecem os mesmos, sendo 28% para vidros que não afetam as áreas envidraçadas fundamentais à condução do veículo, como os vidros laterais traseiros; e não menos que 70% para o vidro de segurança traseiro, caso o veículo não possua espelho retrovisor externo direito.

Veículos de carga com peso bruto superior a 3.500 kg, microônibus e ônibus também não podem ter transmitância inferior a 28%.

Quais são as películas automotivas proibidas?

Os critérios proibitórios das películas não se limitam apenas ao percentual de transmitância luminosa. Há outras características que são proibidas das películas automotivas. As películas refletivas, também conhecidas como “insulfilm espelhado” têm seu uso vedado.

Películas se chancela com a marca do instalador e a indicação do índice de transmitância luminosa também são proibidas. Se a película também tem chancela sem legibilidade externa, ou possua chancela, mas sem denominação da marca do instalador, também se torna proibida.

Resumindo, a chancela precisa indicar o índice de transmitância luminosa, estar legível e dispor da indicação do instalador.

Sem essas indicações, está irregular e o automóvel ficará sujeito á multa.

Exceção do uso do Insulfilm

Os vidros do teto e dos veículos blindados são isentos das condições impostas de transmitância luminosa, assim como os veículos agrícolas, rodoviários, florestais e outros veículos cuja circulação ocorre fora das vias públicas.

Como a fiscalização do Insulfilm acontece?

Por meio de abordagem da autoridade de trânsito, é utilizado um aparelho MTL (Medidor de Transmitância Luminosa), também conhecido como luxímetro. A abordagem não é necessária em caso de películas refletivas (com efeito de espelhamento) ou opacas.

A fiscalização está no escopo dos Detrans, Polícia Rodoviária Federal, DNIT e DER.

Caso o veículo esteja em vias urbanas, quem cuidará é Polícia Militar.

Conclusão sobre a Nova Lei do Insulfilm

Para finalizar, sabemos que as películas vieram para ficar, são queridinhas dos donos de carro e seus benefícios são suficientes para o investimento.

Mas para que o seu dinheiro não seja gasto em vão, busque lojas especializadas para a aplicação do Insulfilm.

As lojas que são especializadas, em geral são autorizadas pelas principais marcas e emitem garantia em nome dos seus fabricantes, oferecendo uma maior proteção ao consumidor.

Existem películas para todos os gostos e bolsos, mas essa variação também vale para a performance e a durabilidade. Ou seja, as recomendações dessa publicação são de grande importância e validas no seu momento de decisão.

Gostou do conteúdo?

Conheça mais sobre a Ituran! Acompanhe a gente através do Instagramfacebook e Youtube.