Dicas

8 cuidados que você deve ter com o carro no verão

Sol excessivo prejudica tanto a lataria quanto os pneus e as altas temperaturas exigem mais atenção ao sistema de arrefecimento e à limpeza do ar-condicionado. Além das preocupações básicas, como o uso de um combustível em um posto que você confie, as manutenções preventivas e a calibragem dos pneus, existem os cuidados específicos e necessários em cada época do ano. 

Com as altas temperaturas do verão brasileiro, por exemplo, o motorista precisa ter mais atenção com a manutenção regular do veículo. Afim de te ajudar a manter seu veículo em perfeito estado, confira nossa lista com 8 dicas de cuidados com o carro no verão.

1. Evite estacionar o seu carro no sol

Sabemos que muitas vezes é muito difícil encontrar uma vaga para estacionar, e que os espaços na sombra são os mais disputados, principalmente nas grandes cidades. Mas vale a pena gastar alguns minutos a mais procurando, ou simplesmente deixar o carro em um estacionamento coberto.

Os danos na pintura, nas borrachas e no interior do veículo não compensam a economia.

Você já viu essas manchas em carros por aí? Isso acontece com carros que passam por longos períodos estacionados ao sol.

Caso não seja possível, ao menos use uma proteção no para-brisa, para reduzir a incidência de raios solares e o calor dentro do carro.

2. Cuidados com o Ar-Condicionado

É de conhecimento de todos que uma das piores experiências do dia a dia no trânsito é ficar preso em um carro sem ar-condicionado com o sol estalando do lado de fora. Porém, é importante saber que no momento que for abrir o carro, deixe as janelas abertas para que o ar circule lá dentro. Dirija por dois quarteirões assim para renovar o ar, e só depois ligue o ar condicionado.

Desligue o ar dois minutos antes de chegar ao seu destino. Assim, você economiza um pouco de combustível e evita o choque térmico ao sair do carro.

3. Nível do líquido de arrefecimento

Além de verificar com frequência o nível do líquido de arrefecimento, inspecione também o estado das mangueiras e do reservatório. Fique de olho em vazamentos, especialmente em juntas e pontos de conexão. Além disso, aperte as mangueiras (quando o motor estiver frio) para ter certeza de que estão firmes. Caso o nível esteja abaixo do mínimo utilize liquido de arrefecimento genuíno para completá-lo, e caso seja necessário completar com frequência procure por uma concessionária autorizada para uma inspeção do sistema.

4. Opte por lavar o carro na sombra

Um erro muito comum é lavar o carro ao sol, em dias quentes. A lataria esquenta demais, evaporando rapidamente a água usada na limpeza, o que pode inclusive causar manchas permanentes na pintura. Fazer a limpeza do automóvel sob o sol acaba esquentando demais a lataria, além de evaporar a água rapidamente, o que pode acabar gerando manchas na pintura.

5. Cuide dos filtros do motor

Geralmente, há uma correia que passa entre o alternador e vários outros componentes. Ela pode se deteriorar, ficar solta e, às vezes, apenas quebrar sem motivo aparente. A correia precisa estar em boas condições e com a quantidade certa de tensão. Se você vir rachaduras ou pequenos pedaços faltando, é hora de substituí-la.

6. Fique atento a calibragem

O ar tende a se expandir quando é aquecido. Isso significa que a temperatura pode estar mascarando a calibragem exata dos pneus do seu carro. Prefira calibrar os pneus logo pela manhã, sem ter rodado muito, para garantir a pressão ideal.

Siga essas dicas e fuja de problemas (e prejuízos) causados pelo calor excessivo. Agora você pode pegar o carro no verão e ir para a praia ou para o clube sem problemas.

7. Fique de olho na Bateria

Durante o verão e no inverno as baterias tendem a perder mais carga. O clima quente pode fazer com que o fluido interno dela evapore. Então, para manter sua bateria funcionando sem problemas, certifique-se de mantê-la limpa. Remova qualquer poeira acumulada ao redor da base e dos terminais. Verifique também se há fios rachados ou soltos.

8. Garanta que seu veículo esteja confortável

Outra maneira de manter os cuidados com carro no verão e garantir o conforto das suas viagens é investir em painéis refletores. Eles irão garantir que o interior do carro não fique tão quente, além de evitar que o calor intenso acabe danificando itens do painel feitos de plástico e os tecidos do revestimento interno.

Um outro fator importante é se certificar de que os filtros de ar da cabine estejam sempre limpos, a fim de manter o bom desempenho do ar-condicionado. Os filtros de ar sujos reduzem a quantidade de ar fresco na cabine e causam um cheiro de mofo no interior do carro.

Gostou do conteúdo?

Conheça mais sobre a Ituran! Acompanhe a gente através do Instagramfacebook e Youtube.