5 Dicas de Manutenção Para Caminhoneiros de Estrada

Você, que tem sua frota ou é motorista de estrada, deve ficar atento às manutenções necessárias ao seu caminhão. Para isso, a Ituran separou algumas dicas importantes para você ficar atento aos sinais de alerta que o caminhão pode te dar quando precisa de algum reparo.
Veja 5 Dicas Para Caminhoneiros de Estrada
Confira abaixo algumas dicas para fazer a manutenção do seu caminhão!
– Verifique sempre a cor da fumaça; não é só a escura que pode sinalizar problemas no caminhão. Olhe sempre o nível do lubrificante, a pressão, retentores de guia de válvulas e os anéis, pois quando eles quebram ou ficam gastos naturalmente passam a produzir mais fumaça e precisam ser revisados com urgência.
– Assim que você for fazer a troca de óleo, verifique o aspecto e a cor do óleo usado. Caso ele esteja com resíduos metálicos, pode ser que haja problemas com os ímãs do motor.
– Fique atento ao filtro de ar do seu caminhão, o módulo de injeção e a mangueira. Caso estejam desregulados, automaticamente o caminhão perde a força, sinal de que alguma coisa não está certa.
– Ao trocar de marcha, você percebe ruídos estranhos e sente dificuldades de encaixá-las? Então não force mais o câmbio, até detectar qual é o problema.
– Está na estrada e o caminhão fica pulando? Procure um acostamento, pois o problema está nos amortecedores que não devem estar em bom estado, podendo prejudicar o desenho de curvas ao seguir a viagem, além de gastar os pneus mais rápido. Caso não saiba resolver o problema, procure um mecânico mais próximo.
Essas dicas foram feitas para você que tem frota. Caso tenha um desses problemas no seu caminhão leve no mecânico. Evite gastos excessivos e faça sempre a manutenção.

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar