5 hábitos que colocam sua segurança em risco

5 hábitos que colocam sua segurança em risco
Dirigir um automóvel requer atenção constante e responsabilidade com as condições do veículo para que todos possam ter um transito mais seguro. Do dirigir falando ao celular ao pé na embreagem em ladeiras, motoristas desenvolvem alguns hábitos ao volante que podem danificar seu veículo ou até mesmo colocar vidas em risco. Pensando nisso, decidimos elaborar uma lista com 5 hábitos que você precisa mudar para que todos tenham um trânsito mais seguro. Vamos lá?

Reservatório sempre na reserva

Esse é um hábito muito comum entre motoristas. O primeiro risco que você corre é o de ficar parado sem combustível, o que pode gerar uma multa de R$ 85,13. Se você já achou ruim esta notícia, saiba que anda com o carro sempre na reserva pode provocar superaquecimento e quebra da bomba de combustível.

Mau uso da embreagem

Os maus hábitos são os maiores inimigos da embreagem. Práticas comuns, como dirigir apoiando o pé no pedal da embreagem, segurar o carro em subidas ao invés de usar o freio de mão ou mesmo trancos na troca de marchas podem provocar desgaste prematuro do carro. Apesar de pequenos, há riscos de acidentes por perda da embreagem, mas o maior impactado é o seu bolso, afinal não é barato trocar todo o sistema de embreagem.

Dirigir de forma muito agressiva

As pessoas que dirigem de forma agressiva acabam prejudicando o carro, sua segurança e o seu bolso. Dirigir de forma agressiva consome muita gasolina. Além disso, esse tipo de atitude pode até mesmo quebrar os coxins e o câmbio. Outro perigo são as freadas bruscas, pois elas causam desgaste acima do normal nas pastilhas, discos e tambores.

Dirigir com apenas uma mão no volante

Atenção ao volante é fundamental ao conduzir um veículo, mas mesmo assim muita gente preserva o hábito de usar apenas uma das mãos ao volante. Tenho certeza que você já viu motoristas que falam ao celular, fumam, se maquiam ou, pior ainda, comem e bebem enquanto dirigem. Além de ser proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro, dirigir dessa forma causa lentidão na reação do motorista.

Utilizar um chaveiro muito pesado

Esse pode parecer um item menos importante, mas utilizar um chaveiro muito pesado pode causar problema na ignição. Com o passar do tempo, o peso das chaves causa folga no cilindro da chave e prejudicar a ignição.
Você possui algum desses hábitos que colocam a segurança do trânsito em risco? Se você tem alguma dúvida, deixe seu comentário e teremos prazer em responder!

ituran-logo-mobile-svg

Por : Ituran Brasil

Você também pode gostar